domingo, 2 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Mateus 21:9


Hosana ao Rei

A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: “Hosana ao Filho de Davi!” “Bendito é o que vem em nome do Senhor!” “Hosana nas alturas!” Mateus 21:9, NVI.

A Semana Santa começou com o fulgor de relâmpagos, e terminou com o rufar de tambores.

Naquele domingo final da vida de Jesus Jerusalém foi à loucura. Mateus nos diz que "uma grande multidão" o aclamou como rei. Eles estenderam suas vestes no caminho. Eles cortaram ramos de árvores e os espalharam ao longo da estrada, dando a Jesus uma homenagem apropriada ao tão aguardado Messias de Israel.

E Jesus não fez nada para desencorajá-los. Ele deixou de lado o papel de servo humilde que havia desempenhado tão fielmente nos três anos e meio de ministério. Ele não repreendeu a aclamação de realeza, como uma vez fizera na montanha na Galiléia (João 6:15).

Pelo contrário, Jesus encorajou o entusiasmo e as expectativas dos seus seguidores. A fim de anunciar publicamente a sua entrada em Jerusalém, Ele voltou-se para o passado de Israel e escolheu um ato simbólico que ninguém deixaria de notar. Ele enviou dois dos seus discípulos a uma aldeia próxima para encontrar uma jumenta e seu jumentinho. Jesus simplesmente se apropriou dos animais para a sua entrada triunfal. Quando o proprietário perguntasse o que estava acontecendo, os discípulos deveriam responder: "O Senhor precisa deles" (Mateus 21:2).

Quinhentos anos antes, Zacarias havia predito, "Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta." (Zacarias 9:9).

Nesse momento Jesus de Nazaré age conscientemente em cumprimento da antiga profecia. Ele vem a Jerusalém cavalgando, descendo o Monte das Oliveiras, com uma enorme multidão à Sua frente e atrás dele, saudando-O como Rei de Israel.

"Hosana ao Filho de Davi", eles gritam, "Hosana nas alturas!” Hosana é um pedido a Deus por libertação – "Salva-nos, te suplicamos." Ó Senhor, venha agora e traga a redenção do Seu povo que os profetas anunciaram e pela qual ansiamos.

Este pregador itinerante do norte, este operador de milagres, este humilde professor, Jesus de Nazaré – Ele é o Rei de Israel. Ele pode alimentar os famintos; Ele pode curar os enfermos; Ele pode ressuscitar os mortos. Sob a Sua liderança o exército nacional será invencível; o jugo romano rapidamente será quebrado.

Domingo de Ramos, um dia com o fulgor dos relâmpagos. Mas a sexta-feira traria o rufar abafado dos tambores fúnebres. O Messias de Israel, aclamado com tanto entusiasmo no domingo, seria pendurado como um criminoso antes do Sábado começar.

E Jesus sabia disso.

ORAÇÃO

Deus de Israel, Cristo Jesus, preenche a minha vida com a Tua luz.
Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...