domingo, 25 de setembro de 2011

Maravilhoso Jesus João 14:16

Aquele que Permanece ao Nosso Lado
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. João 14:16, ARA.
O Espírito Santo é o membro mais misterioso da Trindade. Embora a natureza de Deus sempre deva permanecer velada à nossa compreensão, nossas associações e relacionamentos cotidianos nos ajudam a entender algo do Pai e do Filho. Mas o que dizer do bendito Espírito, o Deus que habita dentro de nós, que é uma pessoa divina e pode estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo?

Jesus, que nos mostrou como é Deus, nos ajuda a entender o Espírito Santo. Ele o chama de Paracleto – alguém chamado para estar ao nosso lado. E isso significa muito mais do que Consolador.

O Paracleto atua como nosso advogado. Na verdade, a mesma palavra é utilizada para se referir a Jesus em 1 João 2:1 - "Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo." Então, o Espírito Santo fala em nossa defesa; Ele nos representa.

Tempos atrás Jesus havia prometido aos discípulos: "Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizê-lo. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês" (Mateus 10:19, 20, NVI). Portanto o cristão não apenas tem um amigo na corte celestial – onde Jesus Cristo permanece como seu defensor – ele tem um amigo na terra. O Espírito Santo nos capacita o cristão, dando-nos palavras apropriadas, fazendo com que nos lembremos dos ensinos de Jesus.

O Paracleto está ao nosso lado para nos ensinar, também. "Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade.", disse Jesus (João 16:13, NVI). As coisas de Deus requerem iluminação divina para que possamos compreendê-las, e o Espírito Santo é Aquele que abre nossos olhos. Descobrimos tesouros na Palavra de Deus, discernimos a Sua mão, em nossas vidas; nossos afetos são direcionados deste mundo para o lar celestial.

O Paracleto nos fortalece para o conflito. Às vezes precisamos de conforto; feridos, machucados, quebrantados, precisamos de alguém que entenda, que se importe com a nossa situação. Mas muitas vezes precisamos de decisões sólidas, de determinação para seguir em frente com fé apesar do desânimo e dos obstáculos, de fortalecimento da vontade para escolhermos o bem e não o mal. E o Paracleto, o nosso ajudante celestial, supre essa necessidade.

O Espírito Santo é real. Invisível, misterioso, silencioso. Ele vive dentro de nós, se damos permissão à Sua atuação. Ele é o Espírito do Pai, o Espírito de Cristo. Ligados à Ele estamos conectados a Deus.


Caro leitor, as palavras da leitura de hoje lhe parecem difíceis de acreditar? Então deixe-me convidá-lo para testá-las por si mesmo. A compreensão das verdades descritas acima não pode ser alcançada pelo mero estudo acadêmico em uma classe bíblica ou seminário. Só existe um meio de compreender o significado dessas verdades: crendo nas palavras de Jesus e apropriando-se delas para si mesmo!
ORAÇÃO

Espírito Santo, bendito Paracleto, venha estar ao meu lado hoje. Seja meu confortador, advogado, ajudador, guia e amigo.

Autor: William G. Johnsson

Um comentário:

Unknown disse...

Estou orando por você e espero que tudo esteja bem, beijos e melhoras.

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...