quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Números 27 Comentários: Fred Knopper

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Números 27
Comentários: Fred Knopper

O capítulo 27 inicia-se com questões de herança que serão discutidas de forma mais completa em Números 36. Então vamos nos concentrar noutros conteúdos desse capítulo.

Moisés tinha reagido a uma multidão murmurante de uma maneira muito humana, com emoções humanas. No processo, ele colocou-se na posição reservada somente para Deus, dizendo: "Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?" (Números 20:10, NVI).  Moisés então bateu na rocha, por duas vezes, em vez de falar a ela como Deus havia instruído.

Ao fazê-lo, Moisés tinha gravemente representado mal a Deus (ver Números 27:14). Embora Deus ainda concedesse um milagre no fornecimento de água, ele não poderia ter deixado essa demonstração de raiva humana e desobediência total passarem despercebidas na vida de Seu servo querido. As pessoas devem entender que o certo é certo e o errado é errado e que todas as ações têm consequências - especialmente os atos de desobediência consciente.

Como resultado de seu pecado, Moisés não foi autorizado a entrar na Terra Prometida - outro líder deveria ser escolhido. Moisés pediu a Deus para designar o homem que iria sucedê-lo (ver Números 27:16).Ele havia liderado a nação durante quatro décadas. Os israelitas tinham sido um povo rebelde e murmurador e embora tivessem severamente testado a sua paciência, Moisés ainda sentia preocupação e grande ansiedade quanto ao futuro deles. "Quem iria sentir o interesse por seu bem-estar que ele sentiu?" (PP 462).

Neste momento, Moisés tinha 120 anos de idade (ver Deut. 31:2), mais do dobro da idade de todos os outros homens no acampamento. Além de si mesmo, os únicos outros adultos ainda vivos que originalmente saíram do Egito eram Josué e Calebe, os dois espias fiéis. Os dez espias infiéis morreram no deserto juntamente com todos os homens e, provavelmente, as mulheres mais adultas do grupo original que havia deixado o Egito.

Não faria sentido escolher um líder entre os dois que tinham viajado todo o percurso e demonstrado consistentemente a sua fidelidade? Isso significava escolher entre Calebe e Josué. E assim foi. Deus instruiu Moisés para selecionar Josué como o sucessor na liderança. Assim, Josué seria aquele que levaria o povo de Deus para a Terra Prometida.

Fred Knopper

Adventist Media Center




Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...