terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Deuterônômio 18 Comentários: John Ash

Reavivados por Sua Palavra
Leitura Bíblica: Deuterônômio 18
Comentários: John Ash

Os sacerdotes e levitas, isto é, a tribo de Levi, não receberam porções de terras, como as outras tribos receberam. Eles não tinham terras, nem se dedicavam à agricultura. Eles deveriam se concentrar no ministério. Eles deveriam confiar completamente em Deus. Por quê? Porque “o Senhor é a herança deles” (v.2). A lição que fica é: as pessoas envolvidas no ministério não deveriam deixar que assuntos seculares os distraíssem.

Todas as práticas de ocultismo e magia eram estritamente proibidas (ver também Lev. 19:26,31). Hoje em dia as forças do mal ainda tentam atrair homens e mulheres para seu terreno encantado. Até mesmo a curiosidade, aparentemente inofensiva, pode colocar pessoas em situação que, antes que saibam o que está acontecendo, se tornam controladas pelos poderes do mal e não conseguem escapar, a não ser com a intervenção de Deus.

Moisés falou sobre outro profeta que, algum dia e de algum modo, o sucederia. Tanto naquele tempo, quanto no de Jesus, estava claro que esse não seria um profeta comum. Teria que ser um “profeta”, com acesso direto a Deus, como Moisés tinha (Dt 34:10). Em Atos 3:22-23 Pedro cita essa passagem de Deuteronômio afirmando que Jesus era “o profeta” prometido por Moisés.

John Ash
União Missão Chinesa
Hong Kong



Outros  Comentários

Deuteronômio 18:1-8- Está aqui exposto em síntese o direito dos levitas, que não tinham parte nem herança com as demais tribos, mas sua herança era o que Deus preparou para eles, e o próprio Deus; e o que eles comeriam era do sacrifício que as demais tribos traziam, certas partes do holocausto.Portanto todo o povo deveria obedecer a ordem de dar os dízimos, as primícias, os sacrifícios,holocaustos,(conforme os textos anteriores), pois disto dependia uma grande tribo, que tinha uma função especifica de ministrar ao Senhor.Verifique que até entre os levitas Deus estabeleceu que houvesse igualdade: todos comeriam uma mesma porção, seria tudo dividido igualmente entre todos. E os visitantes que serviam como sacerdotes, e que viessem de qualquer lugar de Israel, deveriam ser bem recebidos.

Deuteronômio 18:9-14 - Israel não deveria aprender a idolatria das nações .Pelo contrário, deveria aprender a lei de Deus (Dt.6.1-2; 6.6-9; 11.19). O que seremos ou que caráter teremos dependerá sempre daquilo que aprendemos.
Canaã poderia ser uma escola maldita para Israel. Deus os preveniu para que não aprendessem os pecados dos cananeus , para que não os imitassem, nem se conformassem a eles (Ex.23.24). Israel estava ali para conquistar e não para ser conquistado pelos povos idólatras.

Deuteronômio 18: 15 - Os profetas e não os que praticavam a adivinhação em qualquer das suas formas serão os encarregados de continuar a obra de Moisés ( Ex.33:11, Nm 12:6-8:Dt 34:10) e de dar a conhecer a Israel a vontade de Deus.(Comentário- Bíblia de Estudo Almeida-SBB)

Deuteronômio 18: 18-19- A tradição judaica viu aqui o anúncio de um profeta excepcional, um segundo Moisés, às vezes identificado com o Messias, cuja vinda se esperava no futuro. Ecos dessa tradição se encontra em João 1:21; 6:14; 7:40 e, especialmente, em At 3:22-23, onde a presente passagem é aplicada expressamente a Jesus. (Comentário- Bíblia de Estudo Almeida-SBB)

Deuteronômio 18: 21-22- O critério para identificar o falso profeta  é a não realização das sua predições. Em outras passagens, esse critério não é o conteúdo da mensagem (Dt 13:1) e o modo de vida de acordo com a doutrina que se prega. (Comentário- Bíblia de Estudo Almeida-SBB)

O mundo hoje se dispõe a nos ensinar gratuitamente a prática pecaminosa. São tantos maus exemplos que nos rodeiam e nos assediam diariamente, seja ao vivo ou pelos meios de comunicação. Existe uma pressão muito grande para que nos conformemos ao modo mundano de ser. Contudo, precisamos ser diferentes, nos conformando apenas com a vontade de Deus expressa através da sua palavra. 

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...