segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 1:1,2


Sinfonia Divina

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. João 1:1, 2, ARA.

Que abertura! Tão dramática quanto o da-da-da-dah! da-da-da-dah! que chama a nossa atenção no início da Quinta Sinfonia de Beethoven.

Princípio, Verbo, Deus – os três termos surgem, se cruzam, se combinam e resultam numa majestosa e misteriosa sinfonia.

O Verbo existia no principio. Antes que o mundo existisse – antes que o céu tenha ficado de cor rósea no primeiro entardecer, ou um pardal cantasse ou uma rosa florescesse – o Verbo existia. Antes do sol, antes das estrelas, antes do tempo, o Verbo existia.

Os escritos sagrados hindus afirmam: "No princípio era o ato". Desta raiz deriva um esquema filosófico que enfoca as obras humanas, na implacável lei do carma que nos devolve a terra em incontáveis renascimentos para ceifar a colheita inexorável de nossas ações em existências passadas.

Mas as escrituras cristãs afirmam: "No princípio era o Verbo", e dessa raiz brota a vida eterna através da fé em Jesus Cristo.

O Verbo estava com Deus. Quando apenas Deus existia, o Verbo existia. Essa declaração lança luz sobre o mistério da divindade. O único Deus, diz a passagem, é mais complexo do que qualquer coisa que a aspiração religiosa e o intelecto humano puderam imaginar. O verbo coexiste com Deus.

O Verbo era Deus! Sendo assim, o Verbo não é um poder divino ou uma influência divina. Deus existe, o Verbo existe. Nossa salvação está enraizada na Palavra que se fez carne, Jesus Cristo, e isto significa que está enraizada em Deus. Quando vamos a Jesus não simplesmente chegamos à presença de um ser exaltado, o primeiro ser criado por Deus, Seu preferido ou escolhido. Não! Chegamos ao próprio Deus. Pois o Verbo era Deus. É Deus. Sempre será Deus.

O Verbo estava com Deus no princípio. Assim, as três declarações do versículo 1 se juntam – o Verbo existia no princípio, o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João está repetindo as idéias, alterando a combinação, mas reforçando as mesmas três grandes idéias:

1. A eternidade do Verbo.
2. A divindade do Verbo.
3. A identidade distinta do Verbo.

Sendo que o Verbo é Deus, o versículo 2 podia ser assim expresso: "Deus estava com Deus no princípio" Estonteante? Sim. Especialmente quando lembramos que a afirmação do Antigo Testamento de que há apenas um Deus em nenhum momento é negada no Novo Testamento!

ORAÇÃO

Ó Verbo eterno, que estava no princípio com Deus, que é Deus, que se fez carne, nós Te reverenciamos, nós louvamos o Teu nome, nós Te adoramos.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...