domingo, 24 de abril de 2011

Maravilhoso Jesus-Mateus 5:4


Cristãos cabisbaixos

Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. Mateus 5:4 NVI

Está Jesus defendendo que devemos sair por aí cabisbaixos, com aparencia de tristeza? Deveriam os filhos do reino dos céus serem conhecidos por sua seriedade?

Alguns textos da Escritura parecem sugerir isso. "É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa", aconselhou o sábio (Eclesiastes 7:2). Ele concluiu que “a risada dos tolos é como os estalos de espinhos no fogo - não quer dizer nada” (verso 6). E não foi o próprio Jesus um homem de dores, familiarizado com o sofrimento?

Mas outras passagens bíblicas ensinam diferente. O sábio também disse: "O coração alegre é bom remédio" (Pv 17:22). Jesus falou de uma alegria que ninguém poderá tirar de nós, que a tristeza dos discípulos seria transformada em alegria (João 16:20-22.). E em algumas ocasiões Ele fez declarações humorísticas que devem ter produzido sorrisos em seus ouvintes – quando falou, por exemplo, de pessoas que coavam um mosquito, mas engoliam um camelo (Mt. 23:24).

No mundo, o riso é artigo que vende. Escritores, comediantes e cartunistas ganham a vida com o humor. As pessoas procuram esquecer as suas mágoas, rindo. E ao fazê-lo muitas vezes bloqueiam os convites de Deus à alma.

Durante o século XII, um cortesão, Rahere, entretia a família real da Inglaterra. A companhia de Rahere era muito agradável – numa conversa inteligente ele conseguia intercalar gracejos. Mas, então, aconteceu uma tragédia, o principe herdeiro morreu num naufrágio. Rahere começou a pensar em coisas mais sérias – partiu para uma peregrinação religiosa. Ao longo do caminho, adoeceu e começou a contemplar o legado de sua vida. Voltando à Londres, sua cidade natal, ele construiu uma igreja – a Igreja de São Bartolomeu – e um hospital. Ambos existem até hoje.

Frequentemente, o único momento em que Deus consegue nos alcançar é quando nosso coração está partido. Quando deixamos de lado nossa auto-suficiência. Quando pranteamos por nossos pecados, quando o Espírito Santo convence nossos corações, estamos mais dispostos a dar a Deus uma chance. E quando o fazemos, encontramos o Seu conforto.

ORAÇÃO

Senhor. Quando o pranto chegar e as lágrimas rolarem pelo meu rosto, ajuda-me a perceber a Tua presença comigo, dando-me consolo e sabedoria.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...