domingo, 11 de março de 2018

Lucas 1 Comentário Pr Heber Toth Armí

LUCAS 1
Comentário Pr Heber Toth Armí


Está na introdução deste evangelho a mais antiga explanação da interdependência dos evangelhos. Mateus escreveu aos judeus; Marcos, aos romanos. E, Lucas, ao excelentíssmo Teófilo.

Lucas era médico e colega missionário do apóstolo Paulo (Colossenses 4:14). Seu evangelho é o primeiro volume sobre a magnífica obra do Espírito Santo no mundo. O segundo volume está separado pelo evangelho escrito por João – é livro de Atos.

Lucas é pesquisador, tornando-se assim, “o historiador do Novo Testamento”. Ele “menciona corretamente muitos dados históricos”. Ele “tem um dos melhores níveis de cultura literária do Novo Testamento. Seu grego é bonito”. Além disso, “sua fidelidade aos originais e as tradições faz com que sua obra tenha expressões que são traduções diretas do aramaico ou transcrições fieis de suas fontes. Lucas trabalha com a fidelidade de um historiador honesto e cuidadoso”. Consequentemente, o alvo de seu livro “vem expresso no prólogo (1.1-4): dar certeza das verdades ensinadas” (Álvaro César Pestana).

Após o prólogo, temos os seguintes pontos:

• Detalhes do nascimento do precursor de Cristo; João Batista quebra o jejum e o silêncio de séculos inexistentes do dom de profecia. João nasceu de um casal estéril, ministrou no espírito e poder ousado de Elias (vs. 5-25; cf. I Reis 21:20; II Reis 1:8; Ml 4:5-6).

• Detalhes do nascimento do Messias, o qual sendo divino se tornaria humano por intermédio do Espírito Santo agindo em Maria. Os eventos são sobrenaturais, mas não deixam de ser reais. São coisas incríveis que aconteceram, mas são literais – Lucas, como médico e historiador fidedigno os garante. Era cumprimento de profecias antigas (vs. 26-45; cf. Mateus 1:18-25; Gênesis 12:2-3; Isaías 7:14; 9:67).

• Detalhes do cântico de Maria, o Magnificat. A ode de louvor da jovenzinha está repleta de citações da Bíblia Hebraica. Ela age como as mulheres do Antigo Testamento; por exemplo: Ana, quando esteve feliz pelo privilégio que Deus lhe concedera (vs. 46-56; cf. I Samuel 2:1-10).

• Detalhes do nascimento de João Batista e a alegria profética do sacerdote Zacarias após ter ficado mudo devido a sua leve incredulidade (vs. 57-80).

A incredulidade não compensa. A realidade envolve o nível espiritual, sem o qual deixa de ser plenamente realidade. O Doutor Lucas pesquisa e escreve acuradamente aos “excelentíssimos” que creem... (v. 2-3). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...