domingo, 13 de dezembro de 2015

Deuterônômio 2 Comentários: Norman Gulley

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Deuterônômio 2
Comentários: Norman Gulley

Deus disse a Moisés que era hora de se mover rumo ao norte em uma jornada para entrar na terra prometida. Primeiro eles passariam pela terra que Deus deu a Esaú. Mesmo que Esaú e seus descendentes tenham abandonado a Deus, Deus ainda cumpriu Sua promessa de lhes dar terras. Ele fez isso também por Moabe e Amom, os descendentes de Ló. Isso deu a Israel esperança de que Deus iria cumprir sua promessa de dar-lhes terra também. Deus disse também a Israel que os descendentes de Esaú "terão medo de vós" (v. 4b). A história se repetiria. Quando Israel deixou o Egito os egípcios ficaram com medo deles (Sl 105:38). Deus estava dizendo: "Não tenham medo deles porque eles têm medo de vocês." Que grande encorajamento! Eles foram para comprar comida e água de seus parentes, mas Deus forneceu os meios.

Ao deixar o Egito, os israelitas "pediram prata e ouro aos egípcios" (Êxodo 12:35). Mesmo durante os quarenta anos no deserto Deus estava com eles e nada lhes faltou (v. 7b). O Cristo pré-encarnado deu-lhes a Sua presença (1 Coríntios 10:4), o maná (Êx. 16), a água (Êxodo 17:1-6; Sl. 78:15), e suas roupas e sandálias não se desgastaram (Deut. 29:5), as roupas que os egípcios lhes tinha dado (Êx. 12:35). Precisamos nos lembrar de que Deus nunca muda (Mal. 4:6), e que "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre" (Hb 13:8). Cristo nos prometeu que Ele jamais nos deixaria nem nos abandonaria (Heb. 13:5), mas estaria conosco até o fim do mundo (Mat. 28:20). Assim, em nossa jornada rumo à posse da Canaã celestial, Seu cuidado por nós é o mesmo, pois " Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades" (Fp 4:19).

Os emins eram gigantes em altura e numerosos como os anaquins. Mas Deus os destruiu em benefício dos descendentes de Ló, o que lançou vergonha sobre a maioria de Israel que 40 anos antes estavam com muito medo dos gigantes anaquins. Mas agora a geração não convertida estava morta e uma nova geração estava prestes a entrar na terra prometida. Eles se moveram para a frente com fé e derrotaram totalmente os amorreus e todas as suas cidades. Eles declarou justamente, " nenhuma cidade houve alta demais para nós; tudo isto o SENHOR, nosso Deus, nos entregou" (v. 36b).

Para o Israel do fim dos tempos não há cidades à nossa frente a serem conquistadas, mas  inimigos impondo uma lei dominical e um decreto de morte (Apocalipse 13:15). Deus vai gloriosamente nos libertar também (Dan. 12:1). " Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado." (1 Coríntios. 10:11). Cristo nos diz: " erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima" (Lucas 21:28 b). Deus nunca perdeu uma batalha para o seu dependente povo e nunca perderá.

Norman Gulley


Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...