terça-feira, 20 de outubro de 2015

Levítico 11 Comentários: Roy Gane

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Levítico 11
Comentários: Roy Gane

Vida santa inclui a alimentação. Deus não diz por que alguns animais são puros e permitidos para serem comidos, enquanto outros não. O fato de alguns animais serem declarados impuros sugere que estão associados à morte. Em qualquer caso, o Senhor espera que as pessoas confiem e obedeçam, mesmo quando não saibam as razões específicas. No entanto, ele fornece a razão geral: estar em harmonia com Sua natureza santa (Lv 11:44-45).

Algumas partes de Levítico 11 tratam da impureza ritual temporária de um animal morto. Estas instruções não têm aplicação hoje. Contudo, as distinções básicas entre animais puros e impuros nunca dependeram da existência de um santuário terrestre (cf. Gn 7-8). Daniel, vivendo na Babilônia, longe do templo destruído, entendeu que o fato de utilizar-se de comida impura entraria em conflito com sua própria santidade (Dan 1). Assim como Daniel, os cristãos devem ser santos em todas as áreas da vida (1 Pedro 1:15-16).

Uma fonte de água era imune a impureza de carcaças de animais (Lv 11:36), porque era uma fonte de pureza. Da mesma forma, quando Jesus estava aqui na terra, Ele poderia livremente entre em contato com pessoas impuras, porque Ele é a fonte da pureza, vida e cura. Ele também pode manter-nos moralmente puros enquanto levamos Seu toque de cura a um mundo poluído.

Roy Gane
Andrews University


Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...