sábado, 30 de abril de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 7:6


O Sagrado e o profano


Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão. Mateus 7:6, NVI


Em minha opinião, o maior problema com a indústria do entretenimento, em relação aos valores cristãos, é a sua persistente recusa de reconhecer o sagrado. Nas produções do cinema e da televisão, os personagens usam os nomes de Deus e de Cristo sem pensar – na forma de exclamações ou juramentos. Eles tratam o que é mais sagrado como algo comum, cotidiano.


Por um curto período, certa vez, eu me encontrei em um ambiente de trabalho onde os colegas usavam linguagem obscena. Eles amaldiçoavam e juravam, usavam o nome do Senhor de forma profana. Eu não gostava daquela situação, mas não podia fazer nada, pois era uma escolha deles.


No entanto, quando deixamos a televisão ligada em um programa específico, fazemos uma escolha em relação ao que vemos e ouvimos. Não creio que possamos continuamente ouvir as pessoas usando o nome de Deus ou de Cristo em piadas ou juramentos sem sermos afetados. O que nos faz estremecer ao presenciarmos pela primeira vez gradualmente se torna aceitável. Antes que o percebamos, nos conformamos com os padrões de Hollywood.


Alexander Pope disse muito bem:


"O vício é um monstro de semblante tão assustador

Que para ser odiado, precisa apenas ser visto,

No entanto, visto muitas vezes, nos familiarizamos com a sua cara,

A princípio resistimos, depois sentimos dó, então abraçamos "

Um Ensaio sobre o Homem (An Essay on Man).


No livro de Levítico, lemos acerca de Nadabe e Abiú, filhos do sumo sacerdote Arão. Os Israelitas tinham recém construído o santuário seguindo cuidadosamente as especificações estabelecidas pelo Senhor, e Nadabe e Abiú, juntamente com seu pai e irmãos, tinham sido consagrados para oferecer sacrifícios. Mas Nadabe e Abiú, aparentemente, assumiram suas sagradas responsabilidades de maneira leviana. Com seus sentidos embotados pelo álcool, adentraram o santuário com fogo não autorizado.


"Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor." (Levítico 10:2, NVI). E o Senhor, através de Moisés, instruiu a Aarão e a seus demais filhos: "Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro" (versículo 10).


Este é um conselho importante para os seguidores de Cristo, ainda hoje.


ORAÇÃO


Ó Mestre santo, dá-me a graça hoje de mudar de canal ou desligar o aparelho que veicula algum programa impróprio para que eu não desonre o teu nome.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...