Devocional Diário: 25 de Dezembro - Descobertas da Fé
O NASCIMENTO DE JESUSHoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:11
Dificilmente Jesus nasceria em 25 de dezembro. Em Israel, o inverno ocorre de dezembro a fevereiro, de modo que seria muito frio para pastores e ovelhas estarem ao relento nas colinas da Judeia, conforme a informação de Lucas 2:8. Isso seria típico de estações quentes.
Do mesmo modo, a viagem de José e Maria não seria apropriada em uma época de frio. Pelas limitações daquele tempo, qualquer trajeto de mais de 100 km exigia grande esforço. Assim, os períodos adequados para viagens longas seriam de abril a junho ou de setembro a novembro.
Embora não saibamos o dia do nascimento de Jesus, podemos sugerir o mês aproximado. Lucas 1:26 diz que Maria ficou grávida no sexto mês de gestação de Isabel, mãe de João Batista. Ora, o mesmo evangelho afirma que Isabel engravidou na época que seu marido Zacarias ministrava no templo durante o “turno de Abias” (Lc 1:5, 24-28). O que seria isso?
O texto de 1 Crônicas 24 esclarece que Davi separou os sacerdotes em 24 turnos de 15 dias cada. Abias ficou com o oitavo turno (v. 10). Considerando que havia dois turnos por mês e que o calendário começava no mês de nisã, que equivale a março/abril, entende-se que o tempo da
concepção de Isabel teria ocorrido na segunda quinzena de tamuz (julho).
Com nove meses de gestação, ela deu à luz no mês de nisã, que seria entre março/abril. Ora, se Jesus foi concebido no sexto mês da gravidez de Isabel, isso quer dizer que Maria ficou grávida no mês de tebete (dezembro/janeiro). Logo, Jesus nasceria nove meses depois disso, ou seja, no mês de etanim, que seria entre setembro/outubro.
O dia 25 de dezembro foi oficializado pelo papa João I no ano 525 para coincidir com as festas pagãs de Roma e do Oriente. No entanto, os cristãos orientais jamais aceitaram essa data e, até hoje, os armênios comemoram o Natal em 6 de janeiro.
Como não sabemos exatamente o dia em que Jesus nasceu e não temos nenhum texto bíblico que ordene ou proíba a celebração, comemorar a data não infringe os mandamentos de Deus. Pelo contrário, é uma oportunidade excelente para praticar a solidariedade e relembrar o mundo sobre o nascimento do Salvador. Vamos fazer isso hoje?
https://youtube.com/watch?v=E1wNFR8R3SU&si=UDpUzMePqZ57WFg9

Nenhum comentário:
Postar um comentário