Devocional Diário - Descobertas da fé
21 de maioO INIGUALÁVEL JESUS
Eu e o Pai somos um. João 10:30
Jesus foi inigualável. Até eruditos não cristãos admitem isso. Um exemplo é o judeu polonês Sholem Asch, que disse: “Jesus Cristo é a personalidade mais marcante de todos os tempos. […] Nenhum outro mestre se equipara a Ele. […] Outros pensadores podem ter algo básico para um oriental, um árabe ou um ocidental, mas todo ato e palavra de Jesus tem valor para todos nós. Por que eu, como judeu, não deveria me orgulhar disso?” (citado por Ben Siegel, The Controversial Sholem Asch, p. 148).
Há mais de cem anos, um texto anônimo resumiu o que o autor pensava de Cristo: “Os nomes dos antigos estadistas orgulhosos da Grécia e de Roma surgiram e desapareceram. Os nomes dos antigos cientistas, filósofos e teólogos surgiram e desapareceram; mas o nome deste Homem permanece cada vez mais. […] Herodes não poderia destruí-Lo, e a sepultura não poderia detê-Lo” (study.bible/lesson/339).
Declarações assim me fazem pensar no que Jesus disse: “O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras jamais passarão” (Mt 24:35). E o que Ele falou de Si mesmo que seria tão inédito? Jesus foi o único homem que, em sã consciência, afirmou ser Deus.
Várias situações confirmam isso. Uma delas é o versículo de hoje. À primeira vista, pode não parecer uma autoafirmação de divindade, mas na cultura da época era. Tanto que os judeus queriam apedrejá-Lo porque Ele estava “Se fazendo de Deus” (Jo 10:33). Jesus em nenhum momento corrige o entendimento deles. Pelo contrário, o reafirma (v. 38).
Em outra ocasião, Ele declarou: “Em verdade, em verdade lhes digo que, antes que Abraão existisse, Eu Sou” (Jo 8:58). Essas palavras ecoam aquelas proferidas por Deus a Moisés: “Assim você dirá aos filhos de Israel: ‘Eu Sou me enviou a vocês’” (Êx 3:14). A força de Suas palavras foi tão clara que, mais uma vez, os judeus quiseram apedrejá-Lo (Jo 8:59).
Quando uma pessoa alega ser Deus, como Cristo fez, ela só pode ser mentirosa, louca ou verdadeira. Nenhum louco ou mentiroso arrancaria o reconhecimento de tantos eruditos que não foram seus discípulos. Até os não cristãos reconhecem a grandeza de Jesus. Diante disso, só me resta uma alternativa: Ele é Deus. Assim, não tenho outra escolha senão cair prostrado e adorá-Lo como meu Senhor.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-inigualavel-Jesus/t
Nenhum comentário:
Postar um comentário