Páginas

sábado, 23 de dezembro de 2023

VIDA ESPIRITUAL

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

23 de dezembro

VIDA ESPIRITUAL

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossas transgressões, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça vocês são salvos. Efésios 2:4, 5


natureza humana, em sua origem, era santa, perfeita e estava em plena harmonia com o Criador. O ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, foi formado com corpo, mente e espírito.

O corpo físico o identifica com o reino animal. A mente é chamada na Bíblia de coração e, em alguns contextos, de alma (1Ts 5:23), abrangendo as faculdades intelectuais, as emoções e a vontade. O espírito, por sua vez, é aquele aspecto que nos torna capazes de manter comunhão com Deus e de perceber e apreciar as coisas espirituais. Isso nenhum animal possui.

O propósito de Deus ao criar a humanidade foi que esta refletisse cada vez melhor Sua imagem e glória. Todas as suas capacidades poderiam ser desenvolvidas. Contudo, devido à entrada do pecado, a natureza humana foi transformada integralmente. O corpo, a mente e o espírito foram afetados. Iniciou-se um processo de deterioração do corpo e da mente, e sua morte espiritual foi imediata (Ef 2:1, 5). O ser humano se tornou alienado de Deus e perdeu o desejo e a capacidade de conhecê-Lo. Suas faculdades espirituais deixaram de funcionar, e ele se tornou incapaz de se interessar por assuntos espirituais.

Felizmente, Deus concebeu um plano para recuperar a humanidade e restaurá-la à Sua imagem e semelhança, de modo a conduzi-la à perfeição original. Esse plano centraliza-se na pessoa e na obra de Cristo e continua em andamento por meio de Seu Espírito. Por causa de Seu amor, Aquele que deu Seu Filho por nós envia também Seu Espírito e Sua Palavra. Quando o pecador ouve a Palavra e crê, ocorre uma ressurreição espiritual. Ele recebe vida de Deus (Ef 2:4, 5).

À nossa volta, existem pessoas que parecem estar vivas. Têm um corpo forte e saudável. São inteligentes e espertas, mas estão mortas espiritualmente. Vivem como se Deus não existisse. Levemos a elas a Palavra. Ao crerem em Jesus, receberão a verdadeira vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário