Páginas

domingo, 12 de julho de 2020

Estamos em obras

MEDITAÇÃO DIÁRIA

12 de julho
Estamos em obras

Estou plenamente certo de que Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6

Ele era excelente colaborador. Talentoso, dedicado, diligente, organizado, pontual, confiável para a realização de qualquer tarefa que lhe fosse confiada. Apenas um detalhe fundamental havia contra ele: o temperamento impaciente. Com alguma frequência, palavras e atitudes intempestivas feriam pessoas as quais, registre-se, recebiam constantes pedidos de perdão. Certo dia, ele mesmo procurou o pastor. Conhecedor de si mesmo e cansado de lutar, teve consciência do tamanho do estrago que tinha feito. Havia falado rudemente a uma irmã que, no canto congregacional, simplesmente desafinara perto dele. Em lágrimas, o irmão desabafou: “Não sei mais o que fazer, pastor! Não quero ser assim, sei que tenho magoado muitos irmãos. Luto para não fazer isso, mas, quando percebo, as palavras já saíram!”

Depois de ser aconselhado, orientado e de ter orado com o pastor, ele firmou novos propósitos. Compreendeu a necessidade de andar mais perto de Cristo e ser a Ele submisso, permitindo-se ser moldado por Aquele que já havia começado nele a boa obra de transformação. Entretanto, por experiência própria, sabemos que esse não é um trabalho que se completa num piscar de olhos, mesmo que sejam os olhos do Pai. “A santificação é obra de uma vida toda” (Morris Venden, Como Jesus Tratava as Pessoas, p. 49). E não é por limitação do poder de Deus. Nossas escolhas e vontade obstinada dificultam as coisas.

Por essa causa, aquele homem, você e eu não somos produtos acabados. Cada um de nós conhece seus pontos fracos, e Deus ainda está realizando “obras” em cada um de nós. Está trabalhando em nós e por nós, aparando arestas, eliminando escórias, nivelando as superfícies tortuosas, conformando-nos ao Modelo. A salvação é uma experiência demasiadamente elevada para ser obtida por méritos e esforços humanos. A intervenção divina é necessária do começo ao fim.

Nesse sentido, Paulo tinha no Senhor a fonte de sua confiança no que dizia respeito a ele mesmo e aos convertidos por seu trabalho. Isso é verdade em relação a nós. Para vencer nossas fraquezas, este é o segredo: “Nosso crescimento na graça, nossa alegria, nossa utilidade – tudo depende de nossa união com Cristo. É pela comunhão com Ele, todo dia, toda hora, permanecendo Nele, que crescemos na graça. Ele não é somente o Autor, mas também o Consumador de nossa fé. Cristo deve ser o primeiro e o último” (Ellen White, Caminho a Cristo, p. 69).

Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário