domingo, 5 de agosto de 2018

1 Timóteo 2 as Comentários Pr Heber Toth Armí

1 Timóteo 2 
Comentários Pr Heber Toth Armí 

A verdade precisa ser ensinada e a ordem precisa prevalecer na igreja. Qualquer desequilíbrio pode gerar muitos problemas.

O capítulo em análise pode ser assim dividido, conforme George W. Knight:

1. Oração por todos exortando e fundamentando na ideia de que existe um só Deus e um só mediador (2:1-8);
2. Instruções para as mulheres:
a) Adorno e boas obras (vs. 9-10);
b) Proibição de ensinar e ter domínio sobre o homem baseada na ordem da criação (vs. 11-15).

Sobre o ato de orar, é bom refletir nos seguintes ensinamentos:

• A oração é essencial para uma perfeita relação com Deus. Ela deve ter prioridade acima de qualquer prioridade da vida. Esse é um meio importante para colocar Deus em primeiro lugar. 

• As formas de orar podem variar – seja em estilo de súplicas, orações normais, intercessões ou ações de graças–, o importante é não parar de orar.

• A abrangência da oração também é contemplada no texto. O crente precisa aprender a tirar o foco de si ao orar a Deus. É preciso incluir na oração (pública ou particular), os nomes de todas as pessoas, de todos os homens, inclusive reis, governadores, presidentes e todo tipo de político.

• O objetivo disso tudo é a salvação das pessoas e a atuação de Deus no mundo em prol da verdade. Mas tal oração deve ser devidamente direcionada ao único Mediador, Cristo Jesus, homem.

Sobre o ato de cultuar, é bom entender que:

• Na época de Paulo, as mulheres não poderiam ser alunas. O ato delas aprenderem era um progresso naquela cultura machista. O problema é que a empolgação por essa abertura estava gerando alvoroço no culto público por parte das mulheres. Então, Paulo orientou-os como deveriam aprender (“em silêncio”), já que não sabiam como deveriam se comportar por terem sido privadas até então desse privilégio.

• A Bíblia não é machista. Quando Paulo proíbe à mulher exercer autoridade sobre o homem, é porque estavam ultrapassando os limites buscando superioridade e vaidade. Além disso, mulheres devem exercer autoridade feminina, não masculina. Deus fez homem e mulher com funções diferentes, e estas devem ser respeitadas.

Deus não é contra a liderança feminina (ver Atos 21:9; 12:12; Romanos 16:1-16; Filipenses 4:2-3, etc.); Ele é contra a desordem! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...