sábado, 9 de junho de 2018

Tempo Para os Filhos

Refletindo a Cristo

Tempo Para os Filhos- 9 de junho

E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Efés. 6:4.

Já falamos da importância do trabalho e da missão da mãe, e não podemos passar por alto o dever e a responsabilidade do marido e pai na educação dos filhos. Seus esforços devem estar em harmonia com os da mãe temente a Deus. Ele deve manifestar seu amor e respeito por ela como sendo a mulher que escolheu e como mãe de seus filhos. …
Na maioria das famílias há filhos de idades variadas, alguns dos quais necessitam não apenas da atenção e sábia disciplina da mãe, mas também da resoluta, e ao mesmo tempo afetuosa influência do pai. …
Os pais devem associar-se aos filhos, compartilhando de seus pequenos problemas, ligando-os ao seu coração através de fortes laços de amor, e estabelecendo uma tal influência sobre sua mente em desenvolvimento, que seus conselhos serão considerados sagrados. …
Ao voltar do trabalho para casa ele deve considerar como sendo uma agradável variação o passar algum tempo com os filhos. Poderá levá-los ao jardim, e… dar-lhes importantes lições sobre o Criador, abrindo perante eles o grande livro da natureza, onde o amor de Deus é expresso em cada árvore, flor, e haste. Poderá impressionar-lhes a mente com o fato de que se Deus tem tanto cuidado com as árvores e flores, tanto maior cuidado terá das criaturas formadas à Sua imagem. Poderá levá-las a entender desde cedo que Deus deseja que as crianças sejam atraentes, não com adornos artificiais, mas através da beleza do caráter, e dos encantos da bondade e afeição, os quais encherão seu coração de alegria e felicidade.
Os pais podem fazer muito no sentido de pôr seus filhos em contato com Deus, animando-os a amar as coisas da natureza que lhes deu, e a reconhecer a mão do Doador em tudo que receberam. O solo do coração pode, assim, ser preparado desde cedo para que as preciosas sementes da verdade sejam lançadas, as quais no devido tempo brotarão e produzirão uma rica colheita. Pais, as horas que gastardes para obter um completo conhecimento do temperamento e caráter de vossos filhos, bem como os melhores métodos de lidar com sua jovem mente, são preciosas. Signs of the Times, 6 de dezembro de 1877.
O dever do pai para com seus filhos deve ser um de seus interesses prioritários, e não deve ser deixado de lado para adquirir fortuna, ou para conquistar posição elevada no mundo. Na verdade, as condições impostas pela riqueza e honra freqüentemente separam um homem de sua família, e eliminam mais do que qualquer outra coisa a influência que exerce sobre eles. Se o pai quiser que os filhos desenvolvam um caráter harmonioso, e sejam uma honra para ele e uma bênção ao mundo, ele tem uma obra especial a realizar. Signs of the Times, 20 de dezembro de 1877.
Meditação Matinal de Ellen White – Refletindo a Cristo, 1986– Pág. 166 – 

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...