domingo, 10 de junho de 2018

Pai Deve Conduzir os Filhos Para a Luz

Refletindo a Cristo,
Pai Deve Conduzir os Filhos Para a Luz -10 de junho

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. Sal. 127:1.

O que poderíamos dizer para despertar as sensibilidades morais dos pais, de modo que possam entender e assumir o dever que têm para com os filhos? O assunto é de tal interesse e importância, que diz respeito ao futuro bem-estar de nosso país. Queremos solenemente impressionar os pais e mães quanto à séria responsabilidade que assumiram ao trazer filhos ao mundo. Trata-se de uma responsabilidade da qual só a morte poderá libertá-los. É verdade que a principal responsabilidade e cuidado repousam sobre a mãe durante os primeiros anos da vida dos filhos, mas mesmo então o pai deve dar-lhe apoio e conselho, animando-a a confiar em seu grande amor, e auxiliando-a tanto quanto possível.

Deus o considera responsável por esse trabalho. No grande dia do juízo ser-lhe-á perguntado: Onde estão os filhos que confiei aos teus cuidados para que os educasses para Mim, a fim de que os seus lábios Me louvem e sua vida seja como uma coroa no mundo, e que vivam para Me honrar por toda a eternidade?

Em algumas crianças as faculdades morais predominam acentuadamente. Elas têm força de vontade para controlar a mente e suas ações. Em outras as paixões animais são quase irresistíveis. Para fazer face a esses temperamentos variados, que freqüentemente surgem na mesma família, os pais precisam obter paciência do divino Ajudador. …

O pai deve com frequência ajuntar os filhos em torno de si, e conduzir-lhes a mente rumo à luz moral e religiosa. Deve estudar suas diferentes tendências e suscetibilidades, alcançando-as através dos meios mais simples. Alguns poderão ser melhor influenciados através da reverência e do temor de Deus; outros, por meio da manifestação de Sua bondade e sábia providência, que apele a sua profunda gratidão; outros poderão ficar mais profundamente impressionados ao se abrirem diante deles as maravilhas e mistérios do mundo natural, com toda a sua delicada harmonia e beleza, que fala ao seu coração a respeito do Criador dos céus e da Terra, e de todas as belas coisas neles existentes.

As crianças dotadas de talento ou amor pela música podem receber impressões que durem a vida toda, através do uso criterioso de tais suscetibilidades como meio de instrução religiosa. … Muitas podem ser mais facilmente alcançadas por meio de pinturas sacras, ilustrando cenas da vida e missão de Cristo. …

Embora deva haver uniformidade na disciplina familiar, esta deve variar a fim de atender às necessidades dos diferentes membros da família. Os pais devem empenhar-se a fim de inspirá-los com o desejo de alcançar a mais elevada inteligência e perfeição de caráter. Signs of the Times, 20 de dezembro de 1877.

Meditação Matinal de Ellen White Refletindo a Cristo Pág. 167

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...