domingo, 10 de junho de 2018

I Coríntios 3 Comentário Pr Heber Toth Armí

I CORÍNTIOS 3 
Comentário Pr Heber Toth Armí

Desde o capítulo 1:10 até o capítulo 4:21 percebe-se que existem pessoas dentro da igreja que estão prendendo a atenção dos membros causando problemas de relacionamento na comunidade. 

O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, expôs a natureza do evangelho como pregação de uma loucura que nega as habilidades humanas.

A essência é que Deus opera em Sua igreja, Ele age em Seus ministros. A igreja é dEle e certamente Ele cuida dela. Ele sabe o que faz e como fazer para que alcance Seus propósitos. Para entender a carta em pauta, fique atento nos seguintes itens:

1. Elementos sociais e culturais de Corinto, que era uma colônia dominada por Roma, onde continha ambição social, libertinagem e muita imoralidade.
2. Elemento geográfico: Por estar entre dois portos, Corinto abrigava muita imoralidade sexual.
3. Elemento espiritual: Devido à vida tão degradante, a sociedade de Corinto favorecia a pregação do evangelho. Muitos aceitavam facilmente uma mensagem que dava sentido à vida vazia que eles viviam.

Provavelmente Paulo escrevera esta carta antes de escrever Romanos. E, ainda antes dessa, teve uma carta aos coríntios que se perdeu (5:9-11).

Agora, preste atenção nos pontos do capítulo em questão:

• Crentes carnais vivem brigando e se dividindo; enquanto crentes espirituais vivem unidos promovendo a paz (vs. 1-4).
• Líderes não devem ser autoritários, pois são apenas servos dos servos de Cristo (vs. 5-9).
• A edificação da igreja deve ser realizada com determinação, seguida de muita atenção (vs. 10-15);
• Deus destruirá aqueles que destroem Sua igreja no mundo (vs. 16-17);
• A sabedoria humana não tem valor algum frente à sabedoria divina; a primeira promove o partidarismo, a segunda, a unidade em Cristo (vs. 18-23).

Problemas de relacionamento evidencia uma tremenda falta de intimidade com Deus. Uma existência desprovida de espiritualidade verdadeira é uma forte influência para o mal; em vez de ser instrumento para edificar a igreja de Cristo, é instrumento do diabo para destruir o que Cristo está construindo.

A base de tudo deve ser Cristo. Quando Ele deixa de ser a base, as estruturas ruirão. O fundamento de nossa vida determinará o nosso destino, pois Deus provará quem é quem dentro de Sua igreja. Cuidado com quem prega a Cristo incorretamente.

“Senhor, dê-nos discernimento e maturidade espiritual” – Heber Toth Armí #ebiblico #rbhw #rpsp

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...