sexta-feira, 8 de junho de 2018

I Coríntios 1 Comentário Pr Heber Toth Armí

I CORÍNTIOS 1 
Comentário Pr Heber Toth Armí

Onde existem pessoas juntas podem surgir problemas de relacionamentos. Numa comunidade de crente é perceptível brigas, conflitos, desentendimentos; contudo, o verdadeiro evangelho visa impedir isso com seu poder transformador do caráter perverso do pecador.

Temos, neste capítulo, após uma saudação apostólica de Paulo aos crentes de Corinto (vs. 1-3), os seguintes pontos delineados por David Lipscomb, que precisamos considerar com seriedade:

1. Ações de graças por causa das vantagens espirituais dos crentes de Corinto (vs. 4-9);
2. Exortação à unidade e repreensão ao espírito faccioso (vs. 10-17);
3. A doutrina da cruz e a forma de apresentar tal doutrina em contraste com as tendências facciosas (vs. 18-31).

Deus não é um Ser que aprecia confusão. A guerra que iniciou no céu (Apocalipse 12:7-9) não foi provocada por Ele, mas por Satanás. Essa guerra extinguiu-se no Céu porque seu causador foi expulso para a Terra; consequentemente, um grande conflito é perceptível em nosso planeta.

Quem gosta de brigas, não reflete o caráter de Cristo; pelo contrário, imita o mau comportamento do diabo. O orgulho e o egoísmo são características contrastantes ao efeito da presença de Cristo na vida do discípulo (Mateus 11:28-29). 

Robert Traill diz o seguinte do versículo 30: Precisamos ir além da teoria, pois a...

• ...sabedoria fora de Cristo não passa de loucura incriminatória; 
• ...justiça fora de Cristo não passa de culpa e condenação;
• ...santificação fora de Cristo não passa de imundícia e pecado;
• ...redenção fora de Cristo não passa de cativeiro e servidão.

Por isso, a vida sem Jesus é amarga, pautada pelo sofrimento, brigas, contendas e facções. 

Quando aceitamos a cruz de Cristo e permitimos que o Espírito Santo crave nosso EU nela e, em seu lugar deixamos Jesus ser nossa sabedoria, justiça, santificação e redenção, então seremos bem diferentes do que éramos.

A vanglória será substituída por dar glórias a Deus. O egoísmo pelo altruísmo. A desobediência pela obediência. A independência pela dependência de Deus. O orgulho pela humildade. A ambição pela submissão. Assim desfrutaremos da essência de uma vida de qualidade, que promove e experimenta a paz divina.

Até mesmo igrejas nominalmente cristãs podem estar sem Jesus e, era terrível a situação da igreja de Corinto. 

• E tua igreja, como está? 
• E você? 

Reflita! Precisamos reavivarmo-nos? – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico te

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...