terça-feira, 8 de maio de 2018

Atos 14 Comentário Pr Heber Toth Armí

ATOS 14
Comentário Pr Heber Toth Armí

Pela graça divina o evangelho se espalha. O evangelho tem poder de penetrar em muitos corações quando compartilhado pelo poder do Espírito Santo. Contudo, os missionários regidos por Deus enfrentam, não apenas oposição, mas incompreensão, rejeição e até perseguição.

O capítulo em pauta é assim esboçado por F. F. Bruce, que o intitula “Icônio, Listra e Derbe”:

1. Aventuras em Icônio (vs. 1-7);
2. Cura milagrosa em Listra (vs. 8-13);
3. Proclamação do Deus vivo (vs. 14-18);
4. Perseguidos em Listra, os missionários vão a Derbe e depois voltam sobre seus passos (vs. 19-23);
5. Retorno a Antiquia pelo rio Orontes (vs. 24-28).

Deus abriu as portas para os apóstolos anunciar as boas novas de salvação aos gentios. A pregação ousada/destemida foi o método usado. Uma multidão de judeus e gregos creu; entretanto, entre os judeus houve alguns incrédulos, os quais, motivados por sua descrença, incitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os evangelistas (vs. 1-2).

Reflita:

• Apesar dos obstáculos (adversidades), aqueles que fazem a vontade de Deus continuam perseverantemente falando ousadamente no Senhor, confirmando a palavra de Sua graça e realizando sinais e prodígios graciosos (v. 3).
• O verdadeiro evangelho suscita ódio aos que preferem à mentira. O coração desprovido de amor não mede esforços para atacar aos Servos do Senhor. Ao serem expulsos, os dedicados missionários insistem na pregação do evangelho por onde vão (vs. 4-7).
• A cosmovisão de pessoas moldadas por filosofias e tradições antibíblicas interpreta incorretamente a exposição do evangelho, deturpa conceitos divinos e age cegamente. Neste caso, pessoas assim precisam do esforço dos crentes a fim de corrigirem a visão distorcida; as palavras dos cristãos devem ter como propósito a conversão dos pagãos (vs. 8-18).
• O Grande Conflito é mais nítido quando o verdadeiro evangelho entra em contado direto com o reino das trevas. Paulo sentiu na pele o que realmente isso significa. Ele foi apedrejado, arrastado e diagnosticado morto após pregar o evangelho, mas Deus preservou sua vida (vs. 19-20).
• O instrutor bíblico deve fazer discípulos pregando antes, durante e depois da conversão das pessoas. Não se deve esquecer os recém-conversos, enquanto amadurecem é importante instruí-los na liderança eclesiástica (vs. 21-23).
• Relatar testemunhos missionários enriquece/aviva a igreja de Cristo (vs. 27-28).

Reavivemo-nos! Vamos evangelizar mais... – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...