sexta-feira, 4 de maio de 2018

Atos 10 Comentário Pr Heber Toth Armí

ATOS 10
Comentário Pr Heber Toth Armí

 É possível dividir o livro de Atos da seguinte forma:

• O nascimento da igreja cristã: Os acontecimentos quando a igreja era bebê no berço de Jerusalém (Atos 1-7);
• O desenvolvimento da igreja cristã: O bebê cresceu e tornou-se adolescente na Judeia e Samaria (Atos 8-12);
• A maturidade da igreja cristã: A adolescente igreja alcança vida adulta quando prega o evangelho em todo o mundo pagão (Atos 13-28).

A igreja precisa crescer em todos os aspectos, sempre ligada a Cristo (Efésios 5:15). A igreja precisa revelar sinais de sua maturidade ao mundo através de seu comportamento (Colossenses 1:10; I Tessalonicenses 3:12; Hebreus 6:1). Deus não quer crentes imaturos (I Pedro 2:2; 2 Pedro 3:18); por isso, Ele Se satisfaz quando a fé e o amor dos crentes aumentam e amadurecem para com o próximo (II Tessalonicenses 1:3).

Nota-se que em Atos 10, a igreja sob a liderança de Pedro, precisava amadurecer - havia traços de imaturidade na igreja, inclusive em Pedro.

Observe que:

1. Deus trabalha no mundo, nas pessoas que precisam ser alcançadas no paganismo, como Cornélio (vs. 1-8).

2. Deus trabalha com a igreja, para que esta não atrapalhe com sua imaturidade o trabalho de Deus no mundo. Deus preparou o preconceituoso Pedro para atender e receber na igreja a Cornélio e Sua família (vs. 9-23). Algumas reflexões:

• O que seria de Cornélio se Deus não educasse à Igreja através de Pedro?
• Como a Igreja cresceria no mundo se o mundo pagão era barreira para os cristãos?
• Deus usa diversos recursos para preparar Sua igreja: Assim como Deus orientou Ananias para receber Saulo e orientou Pedro através de uma visão para receber a família de Cornélio, Ele quer orientar-nos hoje. 
• Os crentes devem estar dispostos a saírem da imaturidade/infantilidade a fim de alcançarem maturidade, ainda que gere dor e sofrimento.

3. Deus ajuda a Sua igreja a crescer fazendo Seus líderes crescerem. O discurso de Pedro ampliou a visão da igreja em relação à missão de evangelizar o mundo (vs. 24-48).

A pregação da Palavra de Deus tem ficado em segundo plano em muitas igrejas; por isso, não vemos atualmente tanta transformação de vida, nem muitos pagãos se tornarem cristãos. 

Não nos conformemos com a infantilidade. Busquemos a maturidade! 

“Senhor, reaviva-nos” – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...