sexta-feira, 6 de abril de 2018

João 3 Comentário Pr Heber Toth Armí


JOÃO 3
Comentário Pr Heber Toth Armí

Temos a tendência de tornar a mensagem bíblica desequilibrada. Olhamos o lado da moeda que mais gostamos. Assim, nossa teologia torna-se manca, incompleta, defeituosa. Consequentemente, teremos uma visão distorcida de Deus.

1. Nicodemos possuía uma visão distorcida da teologia, contudo, ele foi buscar respostas, mesmo que tivesse de ir às escondidas, à noite (vs. 1-21). Ali Jesus deu aula de teologia, cristologia, soteriologia, hamartiologia, missiologia, etc. a um homem só.

2. João Batista intentava corrigir a visão das pessoas sobre o Messias quando era questionado por causa de alguma coisa que Jesus fazia. Sua teologia está em harmonia com a ensinada por Cristo, embora nunca tivesse recebido a aula que Nicodemos recebeu (vs. 22-36).

No capítulo em pauta existe um contraste pouco observado. Analise estes dois versículos, que não se contradizem, mas o contraste existente se complementa:

• Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

• Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; porém quem desobedece ao Filho nunca terá a vida eterna; mas sofrerá para sempre o castigo de Deus (João 3:36).
Ao comparar estes dois versículos, entendemos melhor nossa situação e desejaremos mais urgentemente um Libertador à altura de nossa condenação.
Consequentemente, compreenderemos que, se nossa maior e mais urgente necessidade fosse de...

• ...informações, Deus teria enviado um pedagogo ou inventor da internet;
• ...tecnologia, Deus teria enviado um cientista ou engenheiro eletrônico;
• ...entretenimento, Deus teria enviado um artista, ator ou palhaço ao mundo;
• ...dinheiro e riquezas, Deus teria nos enviado um economista ou contador;
• ...moradia, Deus teria enviado um pedreiro ou engenheiro civil;
• ...conselhos, Deus teria enviado um psicólogo ou conselheiro espiritual;
• ...curas, Deus teria enviado um psiquiatra ou médico;
• ...sabedoria, Deus teria enviado um filósofo.

Deus sabe que nossa maior necessidade é de um Libertador divino. Por isso, enviou Seu Filho para morrer por todo pecador a fim de oferecer-nos a possibilidade de vida eterna; porém, quem O rejeita revela preferência pela condenação/problema em detrimento da salvação/solução.

Infelizmente valorizamos mais necessidades secundárias como moradia, dinheiro, tecnologia, etc. Precisamos entender que tais coisas são ilusórias e não promovem vida eterna. Só Jesus realmente satisfaz nossa maior necessidade. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...