quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Sofonias 2 Comentário Pr Heber Toth Armí

SOFONIAS 2 
Comentário Pr Heber Toth Armí

Se você concorda com Sofonias, então, está na hora de confrontarmos o pecado; de falar mais do juízo e da única forma de livrar-se da condenação. 

Tem muita gente enganada indo em direção do inferno. Fique alerta: Ou você serve a Deus, ou é escravo do pecado. Não há meio termo – não tem como servir a Deus permanecendo escravo do pecado.

Os profetas não brincavam com coisa séria, não faziam shows de suas mensagens. Preste atenção em Sofonias: 

“Busquem o Eterno, todos vocês, que promovem paz com disciplina, que vivem segundo a justiça do Eterno. Busquem as estradas retas do Eterno. Busquem uma vida pacífica e disciplinada. Talvez assim sejam poupados no dia da ira do Eterno” (vs. 2-3).

Embora o tema da ira divina não atraia a atenção de pregadores que desejam popularidade, J. L. Packer observa que “uma das coisas mais impressionantes sobre a Bíblia é o vigor com que os dois Testamentos destacam a realidade e o terror da ira de Deus”. 

• Ainda mais impressionante é continuarmos vivos mesmo sendo objetos da ira divina, devido a nossa rebeldia.

O restante do capítulo refere-se à condenação da parte de Deus aos...

• ...Filisteus (vs. 4-7);
• ...Moabitas e amonitas (vs. 8-11);
• ...Etíopes (v. 12);
• ...Assírios, principalmente ninivitas (vs. 13-15).

Sofonias é abrangente na mensagem, contudo, sucinto nas palavras. Martin Bucer afirma: “Quem deseja todos os oráculos secretos dos profetas resumidos em um único compêndio deve ler o breve livro de Sofonias”. Ele foi direto ao ponto. Veja o que ele havia dito no capítulo anterior representando a voz de Deus (1:12-13):

“Vou achar e castigar os gordos e preguiçosos, que estão sentados, divertindo-se e relaxando. Eles pensam: ‘O Eterno não faz nada, nem bem nem mal...’. Mas esperem para ver. Eles vão perder tudo o que possuem: dinheiro, casa e terra”.

Agora, ao iniciar o capítulo dois, o profeta expõe: “Portanto, preparem-se. Aprumem-se! Vocês são uma nação que não sabe o que quer. Façam isso antes de serem soprados para longe, como folhas na tempestade, antes que a ira do juízo do Eterno caia sobre vocês, antes que a ira do juízo do Eterno desça com força total”.

O caminho da vida é arrepender-se. Portanto, refugiemo-nos em Deus através de Jesus! – Heber Toth Armí #ebiblico #rpsp #rbhw

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...