sexta-feira, 13 de outubro de 2017


Como sopra o vento, 13 de Outubro


Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. João 3:5.

A estas palavras Nicodemos ficou atônito e indignado. Considerava-se não só homem intelectual, mas também piedoso e devoto. ... Não podia harmonizar essa doutrina da conversão, com o que entendia ser a religião. Não conseguia explicar, de modo satisfatório para si mesmo, a ciência da conversão. Jesus, porém, mostrou-lhe, por uma figura que não podia ser explicada por nenhum de seus métodos formalistas. Jesus lhe chamou a atenção para o fato de que não podia ver o vento, no entanto percebia a sua ação. 
Poderia nunca ser capaz de explicar o processo da conversão, mas seria capaz de discernir-lhe o efeito. Ouvia o som do vento, que soprava onde queria, e via o resultado de sua ação. O agente operador não se revelava à vista. ... Nenhum raciocínio humano, do maior sábio, poderia explanar as operações do Espírito Santo na mente e caráter do homem; todavia são vistos os efeitos na vida e nas ações. ...

Não estava ele disposto a admitir a verdade, porquanto não entendia tudo que se relacionava com a atuação do poder divino; e no entanto aceitava os fatos da natureza embora não soubesse explicá-los, nem mesmo compreendê-los. Como outros homens de todos os séculos, estava ele olhando às formas e às meticulosas cerimônias como de mais necessidade à religião, do que a profunda atuação do Espírito de Deus. — The Review and Herald, 5 de Maio de 1896.

É possível que nos tenhamos lisonjeado, como o fez Nicodemos, com a idéia de que nossa vida tem sido justa, nosso caráter moral reto, julgando não termos necessidade de humilhar perante Deus o coração, como um pecador vulgar. Mas quando a luz de Cristo nos ilumina a alma, vemos quão impuros somos; discernimos o egoísmo dos nossos motivos, nossa inimizade contra Deus, que têm maculado todos os atos de nossa vida. Reconheceremos então que nossa própria justiça é na verdade como trapos imundos, e unicamente o sangue de Cristo nos pode lavar da mancha do pecado e renovar-nos o coração à Sua semelhança. — Caminho a Cristo, 28, 29.

Este texto vem do livro devocional Vidas que Falam pelo Ellen G. White.
Para ver mais de seus livros, visite egwwritings.org


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...