domingo, 20 de agosto de 2017

Os recabitas

Os recabitas, 20 de Agosto


À casa dos recabitas disse Jeremias: ... Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, e guardastes todos os seus preceitos, ... por isso, assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Nunca faltará homem a Jonadabe, filho de Recabe, que esteja na Minha presença. Jeremias 35:18, 19.

Deus ordenou a Jeremias que reunisse os recabitas na casa do Senhor, numa de suas câmaras, e lhes apresentasse vinho e os convidasse a beber. Jeremias fez como o Senhor lhe ordenara. “Mas eles disseram: Não beberemos vinho; porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos.”

“Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo: ... Vai, e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Acaso nunca aceitareis a Minha advertência para obedecerdes às Minhas palavras? diz o Senhor. As palavras de Jonadabe, filho de Recabe que ordenou a seus filhos não bebessem vinho, foram guardadas; pois, até ao dia de hoje não beberam, antes obedecem às ordens de seu pai.” Aqui Deus contrasta a obediência dos recabitas com a desobediência de Seu povo, que não recebia Suas palavras de reprovação e advertência. ... Os recabitas foram elogiados por sua pronta e voluntária obediência, ao passo que o povo de Deus não aceitava as reprovações pronunciadas por seus profetas. — Testimonies for the Church 4:174, 175.

Se os requisitos de um pai bom e sábio, que usou o melhor e mais eficaz meio de garantir sua posteridade contra os males da intemperança, foram dignos de estrita obediência, sem dúvida a autoridade de Deus deve ser tida em muito maior reverência quão mais santo é Ele que o homem. Nosso Criador e Comandante, infinito em poder, terrível no juízo, procura por todos os meios levar os homens a ver seus pecados e deles se arrependerem. Por boca de Seus servos Ele predisse os perigos da desobediência; faz soar a nota de advertência, e fielmente reprova o pecado. Seu povo desfruta prosperidade unicamente por Sua misericórdia, graças ao vigilante cuidado de agentes escolhidos. Ele não pode sustentar e guardar um povo que rejeita Seu conselho e despreza Suas reprovações. Por algum tempo Ele pode conter Seus juízos retributivos; mas não pode reter sempre a Sua mão. — Profetas e Reis, 425, 426.


Este texto vem do livro devocional Vidas que Falam pelo Ellen G. White.
Para ver mais de seus livros, visite egwwritings.org

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...