terça-feira, 1 de agosto de 2017

Jeremias 7 – Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 7
Comentário Pr Heber Toth Armí


O servo do Senhor não quer a desgraça do pecador, não quer a destruição de sua nação, não deseja ver o fim de sua comunidade, nem de sua igreja.

• Jeremias tem visão do futuro, Deus o revelou. Ele está descontente com o que vê. Ele sabe que a desgraça vem por rejeição da graça, entende que o caos resulta do afastamento de Deus, compreende que opressão, malícia e violência afastam a proteção e as bênçãos divinas. Por isso, Jeremias aproveita todas as oportunidades para exortar seu povo ao reavivamento e reforma espirituais (vs. 1-8).

• Fazer a obra de Deus entre os homens é tremendamente desafiador. Jeremias demonstra que envolver-se na missão de Deus significa lidar com a indiferença (ou mesmo rejeição). Arrogância e ganância das pessoas, a falsidade dos líderes espirituais e a imoralidade reinante na sociedade atraem o juízo divino. Satanás, sabendo disso, intenta anestesiar a percepção das pessoas para não interpretarem corretamente a situação deprimente, mas alguém será levantado por Deus para advertir a multidão desavisada (vs. 9-15).

• Babilônia foi instrumento de Deus para disciplinar Seu povo de coração duro. Ele tem usado diversos tipos de instrumentos visando nossa correção. Angústia, terror e pranto de amargura podem levar pecadores à reflexão e, por fim, ao amadurecimento espiritual (vs. 22-26).

• Deus quer moldar pecadores para deixarem de refletir o pecado a fim de que reflitam Seu caráter. Jeremias é Seu instrumento para purificar rebeldes que eram como metais dos quais precisam ser removidas as escórias (vs. 27-30).

Neste capítulo, “a oração: ‘perguntai pelas veredas antigas’ (Jr 6:16) é a favorita das pessoas que se opõem a mudanças na igreja e querem mantar um status quo árido e entediante. No entanto, as ‘veredas antigas’ referem-se à verdade de Deus conforme revelada em Sua Palavra, e não a métodos de ministério. Observe que Jeremias instruiu: ‘andai por ele e achareis descanso’. Andamos na verdade de Deus para descansar em Sua vontade” (W. W. Wiersbe).

Status quo árido e entediante carecem de reavivamento e reforma. Deus quer que voltemos ao Seu caminho. Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Fora desse caminho estamos perdidos, num atalho para o inferno.

“Senhor, não nos deixe ter coração duro. Molda-nos e elimine as nossas escórias!” – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...