terça-feira, 22 de agosto de 2017

Jeremias 28 Comentário Pr Heber Toth Armí

Jeremias 28
Comentário Pr Heber Toth Armí


Nossa confiança precisa estar no lugar certo, ou melhor, na pessoa certa. Do contrário, nosso fim será certo.

“A espoliação do Templo e sua destruição faziam parte da pedagogia divina que visava levar Israel a transferir a confiança do Templo ao Senhor do Templo. Vinculado como estava a uma teologia falsa, era melhor que o Templo desaparecesse no cataclisma final. Chegara o momento de Israel aprender que a religião genuína depende menos de apoios externos, Templo e sacrifícios, do que de uma comunhão pessoal com Deus. Foram os que aprenderam esta lição que tiveram o privilégio de trabalhar na restauração do segundo Templo, e de conservar na terra o conhecimento do verdadeiro Deus” (Sigfried Júlio Schwantes).

Uma teologia equivocada produz atitudes erradas. Teologias falsas impulsionam indivíduos, não apenas a rejeitar a teologia verdadeira, mas a confrontá-la.

Por defender a verdade Jeremias foi confrontado por Hananias, um dos falsos profetas do Templo.

Neste capítulo temos um duelo de profecias:

• Hananias quebrou o jugo de Jeremias que ilustrava o jugo do povo de Deus objetivando transmitir mensagem oposta: Que o exílio em Babilônia logo terminaria.
• Hananias profetizou que em dois anos os tesouros do templo seriam devolvidos a Jerusalém, o rei Jeconias e os exilados retornariam. Jeremias declarou que Jeconias jamais retornaria (22:24-27) e os exilados ficariam 70 anos em Babilônia (27:16-22).
• Hananias ignorou tudo o que os profetas anteriores a ele declarou, desprezou Deuterenômio como base da profecia referente ao cativeiro pregada por Isaías e Jeremias. Havia grande contraste na forma de fazer profecias entre Hananias e os outros profetas bíblicos.
• Hananias quebrou o jugo de Jeremias, ficou irado e profetizou a libertação de todas as nações, contrariando Jeremias abertamente (27:1-7).
• Jeremias calou-se, mas não se acovardou. Ele esperou a mensagem do Senhor. Logo depois declarou que, para não restar dúvidas, o falso profeta dentre eles morreria em poucos dias: Dois meses depois, morreu Hananias.

Com Deus não se brinca! Como você tem lidado com Seus servos?

A verdadeira teologia auxilia na interpretação correta da vontade de Deus; já a falsa teologia, empapuçada de preconceitos humanos, pautada por uma cosmovisão deturpada, interpreta a revelação divina como equivocada. O pior, é quando a mera opinião torna-se incontestável convicção.

Em que se baseiam tuas convicções? – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...