quinta-feira, 11 de maio de 2017

Eclesiastes 11 Comentário Pr Heber Toth Armí

Eclesiastes 11
Comentário Pr Heber Toth Armí


A vaidade é glória pessoal chamada vanglória. Dependendo do estilo de vida e da decisão que permeia a essência da existência, viver será uma sequência de desapontamentos e frustrações.

• Por mais que se faça ou se adquire, sem Deus fazendo parte de tudo o que fazemos tudo será em vão – nada dará real e absoluto sentido à vida.

O humanismo é uma corrente filosófica que envolveu muita gente, o qual gerou o racionalismo impregnando os lugares mais longínquos de nossa sociedade; o secularismo resultou da junção do humanismo e o racionalismo; e, por fim, materialismo e hedonismo afloraram de todas as outras correntes filosóficas.

• Nesse emaranhado de filosofias mutantes, fica provado que fora da filosofia divina não há vida, nem prazer, alegria e felicidade permanentes. TUDO É VAIDADE!

Estamos quase no fim do livro que é uma reflexão filosófica inspirada por Deus, escrito pelo sábio rei Salomão; o qual nos envolve numa meditação bem elaborada sobre a vida e a sua vaidade.

Em Eclesiastes 11, a filosofia divina...

• ...revela-se prática, exige ação: Seja generoso, não mesquinho; seja bênção, não maldição da vida alheia. Você colhe em abundância o que planta na vida do próximo (vs. 1-2);
• ...torna-nos aprendizes da natureza: Ventos vêm e vão, chuvas vem e passam, tempestades derrubam árvores e se despedem. Assim, devemos “tocar” nossa vida adiante enfrentando os desafios pela frente (vs. 3-4);
• ...motiva-nos apesar das situações inexplicáveis: Os mistérios da vida não devem estagnar-nos, relaxar-nos, mas desafiar-nos a viver avançando (vs. 5-6);
• ...incentiva-nos a viver o máximo focando em Deus: Desconsiderar Deus em nossas atividades é a decisão mais idiota a tomar (vs. 7-10).

Quanto mais cedo na vida entender que sem Deus tudo é ilusão, melhor será! Desde jovem, viva com responsabilidade diante dEle! Não tem coisa melhor na vida!

Essa é a filosofia de Eclesiastes! “Para acentuar sua ideia, o pregador mostra que a vida sem Deus, por mais desejável que pareça, acaba sendo insatisfatória e frustrante. Ele revela que a sabedoria, bens materiais, prazer sensual, festas extravagantes, poder e prestígio não satisfazem. O melhor conceito no qual a filosofia secular consegue chegar é: a vida é curta, cheia de incertezas, sem significado e despida de qualquer paz de espírito real” (Walter A. Elwell).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #rpsp #rbwh #ebiblico

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...