segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Salmos 98 - Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 98 
Comentários Pr Heber Toth Armí

A ordem da natureza destruída pelo pecado e a ordem da história proposta por Deus arruinada pela injustiça está sendo restaurada e logo estará concluída; porque todos os seres celestiais estão envolvidos no plano da salvação de alcance Universal.

Para uma visão mais ampliada do poder de Deus e Seu reino examine Isaías, capítulos 40 a 66. Depois volte tua atenção para o Salmo em questão. Veja este esboço:

• Vitória alcançada por Deus com Sua mão direita e braço santo (v. 1);
• Salvação anunciada baseada em Sua justiça pública (v. 2);
• Misericórdia e fidelidade divinas reveladas ao mundo inteiro (v. 3);
• Celebração incentivada com imperativos específicos a todos os seres viventes (vs. 4-9);
• Razão oferecida para a celebração: Deus virá à Terra julgar tudo com justiça e equidade (v. 9).

As palavras de abertura e conclusão deste Salmo são iguais as do Salmo 96. Israel, todas as nações e até mesmo a natureza devem unir-se para, juntos, celebrarem ao Deus verdadeiro.

Por exaltar a Deus como Rei, este é um dos Salmos chamados de Salmos da realeza de Deus; o qual inicia com energia e alegria ao render louvores atualizados e modernos ao Senhor. Depois, com maior ênfase, o salmista convoca as nações a cantarem alegre e entusiasticamente ao soberano Senhor. Além disso, objetivando tornar mais impactante o louvor e incorporar ainda mais a adoração, pede-se para incluir instrumentos musicais. Pois, o Deus Salvador e Juiz é digno de honra e glória.

O salmista convoca até o mar, os rios, os montes (a criação inteira) a adorar a Deus. A razão e a motivação para isso são os atos divinos no passado, maravilhas no presente e esperança no futuro.

O Salmo possui duas ênfases:

• Profética: Chegará o dia em que reinará paz perfeita em nosso planeta imperfeito. Nesse dia os sobreviventes (salvos) se alegrarão e expressarão com exultação louvor ao Salvador, de diversas formas, com diversos instrumentos, em paz e harmonia.
• Evangelística: Deus quer que todas as nações saibam de Sua existência, quer ser proclamado para que todos os povos O adorem. Os divinos atos miraculosos na igreja devem impactar ao mundo inteiro.

O que Deus faz em prol de Seu povo deve ser testemunhado a todos os povos. Testemunhemos de Deus! – Heber Toth Armí #ebiblico #rbhw #rpsp

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...