sábado, 18 de fevereiro de 2017

Salmo 110 - Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 110 
Comentários Pr Heber Toth Armí

Devemos estudar a Bíblia para encontrar Cristo nela, para que Ele transforme nossa vida transtornada pelo pecado. Isso só é possível mediante a ajuda do Espírito Santo, o qual está por trás de cada texto inspirado.

Martinho Lutero fez a seguinte declaração: “Da mesma forma como vamos até o berço tão-somente para encontrar um bebê, também recorremos às Escrituras apenas para encontrar Cristo”.

O Salmo 110 é evidentemente messiânico. É fácil encontrar Cristo nele. Glauber Araújo, em sua exegese do Salmo, conclui que ele “apresenta o Messias como um rei vitorioso na luta contra seus inimigos, bem como um sacerdote que ministra pelo povo perante YHWH. Ele recebe poder e honra de YHWH e se assenta à sua direita. De seu trono (Sião) Ele rege a nação e tem o apoio de seu povo que se une a Ele em suas batalhas. Seus inimigos lhe são subjugados e finalmente eliminados”.

Araújo ainda destaca que, “além da função de rei, [o salmo] agrega a função de sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele [Jesus] julga os povos e executa a sentença para finalmente obter a vitória total... Devido às várias referências encontradas no NT, entendemos que Ele está assentado à direita de Deus e, conforme o livro de Hebreus indica, é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Esse salmo apresenta implicações cristológicas, eclesiológicas e escatológicas que devem ser consideradas dentro da luta de YHWH contra o mal”.

Esse salmo, declara o Comentário bíblico NVI de F. F. Bruce, “é o texto mais citado ou aludido no NT (cf. At 3.34,35; 1Co 15.25; Ef 1.20; Cl 3.1; 1Pe 3.22)... O autor aos Hebreus deu muito valor a este salmo; ele desenvolveu a aplicação do v. 4 ao fato de Cristo exercer o sacerdócio celestial, não araônico, depois do sacrifício do Calvário (Hb 1.3,13; 5:6-10; 6.20-10:21)”.

Conforme relata o Salmo, Jesus...

1. ...como Rei está organizando Seu povo como um exército para obter juntos a vitória final, a qual será total, sobre Seus inimigos de todas as espécies (vs. 1-3).
2. ...como Sumo Sacerdote julgará todos os reis e nações do mundo inteiro para eliminar o mal por completo do Planeta Terra (vs. 4-7).

Hoje, peça que Jesus reine em, e, interceda por tua vida! – Heber Toth Armí #rpsp #rbhw #ebiblico

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...