quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

SALMO 101 Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 101
Comentários Pr Heber Toth Armí

 O ego doentio devido ao vírus do pecado deve inclinar-se perante Deus, o Médico dos médicos, até morrer; a fim de renascer para uma nova vida pautada pela Palavra de Deus e voltada para as coisas espirituais.

É preciso humilhar-se para exaltar a Deus. É preciso abrir mão da vanglória para, então, dar glórias ao Deus que é o único digno de toda honra, todo louvor e adoração. É necessário diminuir-se para engrandecer ao Senhor. Quem assim proceder será grandemente recompensado.

Precisamos ser súditos do reino de Deus para que nosso futuro esteja garantido. O Salmo em apreço originalmente referia-se a Davi e depois foi provavelmente utilizado na entronização de outros reis em Israel. Contudo, Jesus é o Rei dos judeus e o nosso Rei, o qual se encaixa perfeitamente neste Salmo, melhor do que aplicando a qualquer outro rei.

Merrill F. Unger declara que neste Salmo “Davi fala como um profeta sobre o verdadeiro caráter do Rei [vs. 1-3], e Seu justo reinado [vs. 4-8]”. Embora Jesus seja o Rei por excelência, Seus súditos anseiam reproduzir Seu caráter em um mundo depravado.

1. A perfeição de caráter resulta de uma experiência profunda e íntima com Deus, quando a glória pessoal cede espaço para Deus (vs. 1-2);
2. Ser súdito do reino de Deus significa ser regido pela legislação divina, o que é nítido no caráter do servo de Deus contrastando com as atitudes dos ímpios:
a) Nosso lar é pautado pela piedade atraindo um clima celestial no ambiente familiar (v. 2);
b) Nosso procedimento será de aversão ao que Deus despreza, desejaremos distância do que é injusto e teremos nojo da corrupção (v. 3);
c) Nossa recusa à hipocrisia será emitida numa determinante declaração audível e pública (v. 4);
d) Nossa intolerância para com caluniadores, fofoqueiros, arrogantes e soberbos será nítida em palavras e atos (v. 5);
e) Nosso desejo pelo bem será notório na procura de boas companhias; homens e mulheres honestos e justos serão nossos alvos de amizades (v. 6);
f) Nossos desejos serão os desejos de Deus, crendo que só Ele poderá fazer justiça e limpar da Terra toda a falsidade e maldade (vs. 7-8).

Quem se converte ao Senhor não se curva ao torpor do pecado! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí #ebiblico #rbhw #rpsp

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...