quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

SALMO 52 – Comentários Pr Heber Toth Armí

SALMO 52 –
Comentários Pr Heber Toth Armí

Davi, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu esta reflexão que deve levar qualquer leitor a repensar suas atitudes. Aos que se orgulham da maldade que praticam, que se acham ágeis para explorar o próximo, que usam suas habilidades para causar problemas... devem meditar atenciosamente:

• Pecadores têm seu obcecado prazer no poder e na maldade, não na nobre bondade de Deus (v. 1).
• A língua dos que não têm satisfação em Deus e Seu caráter tem prazer em falar para ferir, enganar e humilhar, em vez de edificar com suas palavras (vs. 2-4).
• Estes pecadores que desprezam ao próximo serão desprezados por Deus, aliás, o texto diz que Deus os destruirá, serão arrancados de sua casa e extirpados da terra dos viventes – não viverá eternamente num inferno borbulhante (v. 5).
• A justiça divina sobre os perversos injustos, arrogantes e estúpidos pecadores, trará satisfação ao coração daqueles que são injustiçados (v. 6).
• Aqueles que confiam em seus bens, nas obras das próprias mãos, e na imponência de seus atos perversos, ainda que se orgulhem, logo perceberão que a única fortaleza segura é Deus (v. 7).
• Conhecer o caráter de Deus gera confiança, essa confiança deve gerar compromisso, o qual resulta em adoração e esperança de salvação eterna (vs. 8-9).

A vaidade humana impede muita gente sair da estrada de perdição para entrar pelo caminho da salvação. O orgulho do coração é o maior obstáculo para fazer compromisso sério com o Soberano do Universo; pois, a humildade é essencial para dar o primeiro passo para tal compromisso.

O pano de fundo deste Salmo é quando Doegue, servo de Saul, que tentou promover-se pisando na verdade e esmagando a justiça, usou sua língua para divulgar a visita que Davi fizera a Abimeleque, o sacerdote. Ele espiou, fugiu e dedurou Davi para Saul querendo a desgraça do servo de Deus, depois executou um massacre crudelíssimo (ver I Samuel 21:1-9; 22:6-19).

Reflita: Enquanto os...

• ...caluniadores serão arrancados e extirpados, os que humildemente se refugiam em Deus serão preservados.
• ...que se apegam a estratégias fraudulentas para subir na vida cavam sua própria sepultura, os que se apegam a Deus terão estrutura para lidar com as injustiças e obter vitórias.

Enfim, aqueles que tentam alcançar sucesso prejudicando ao próximo serão condenados! – Heber Toth Armí #rpsp #ebiblico #rbhw

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...