quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Jó 16 Comentários Pr Heber Toth Armí

Jó 16 

Comentários Pr Heber Toth Armí

Dentre tantas incertezas nesta vida, algumas certezas são possíveis. Primeiramente, Deus ouve nosso clamor, atende nossas orações. Também, a Bíblia é a revelação para o pecador de um Deus cheio de amor. Finalmente, Deus, somente Deus, poderá ser fonte segura de consolo real para nossos infortúnios.

Uma das coisas que fica claro neste capítulo é que a visão humana, por mais longe que enxergue, sempre será limitada em relação à visão divina. Sim, por mais inteligentes que sejamos, certamente muitas coisas que nos acontecem serão mistérios, não teremos explicação satisfatória.

Desta forma, a Bíblia deixa explícito que, sem comunhão real e íntima com Deus e dependência absoluta do Espírito Santo, qualquer ser humano fala coisas estúpidas e demonstra insensibilidade a mudanças de pensamentos e à dor do próximo (vs. 1-6).
• A mente se cauteriza quando se acomoda encima do orgulho e do preconceito.

Assim como Jó, Jesus teve de lidar com pessoas de corações duros. Os fariseus e seus preconceitos foram contrastados por Jesus e Seus conceitos. Estes se acham no direito de machucar e humilhar aos bons como se fossem maus (v. 10).
• Nem mesmo Jesus consegue mudar mentes fechadas para novas revelações da verdade.

Todavia, assim como Jó e Jesus, precisamos apresentar claramente a verdade mesmo aos insensíveis a ela! Contudo, até mesmo religiosos como Jó podem ter opinião equivocada sobre Deus.

1. Será que Deus destrói mesmo nossas famílias? (v. 7);
2. Será que Deus age para nos prejudicar? (v. 8);
3. Será que Deus nos despedaça e ameaça com acusação ao justo? (v. 9);
4. Será que Deus entrega os justos nas mãos dos ímpios para sofrer na desgraça? (vs. 11-14).

Deus alcança propósitos positivos com tantas coisas negativas (vs. 15-17); também é possível agir corretamente quando tudo conspira contra nós (vs. 18-22) – se buscarmos a Deus.

Ao falar com Deus elevamo-nos a um patamar que nunca se alcança sem comunhão com Ele. A oração é o trampolim para a confiança no Deus da aliança. A oração nos faz enxergar mais longe do que os mais visionários ateus.

A mente sensibilizada, quando se expande com a oração, se abre para novas revelações, avança para altos picos de esperança e alcança níveis de compreensão acima do normal. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...