quinta-feira, 29 de setembro de 2016

JÓ 10 – Comentários Heber Toth Armí

JÓ 10 – 

Comentários Heber Toth Armí

Perder um filho gera uma dor incompreensível na alma, quanto mais perder uma dezena! Além de perder todos os filhos, Jó perdeu toda sua fazenda e toda sua saúde. Seu sentimento era mais que mero luto. Sua dor era inexplicável!

Jó não sofria devido a algum pecado específico, ou por afastar-se de Deus e de Sua vontade. Não! Muito pelo contrário, assim como Jesus, ele sofria por ter vivido retamente. Se Jó não era culpado, qual, então, era a razão de tanto sofrimento? O diabo está como leão procurando algum servo de Deus para devorar – Relembre os primeiros capítulos!
Satanás fazia Jó sofrer demasiadamente, porém, ele não sabia o que havia nos bastidores. Com isso em mente, tente ser empático com Jó, que, neste capítulo...

1. Levanta grandes queixas contra Deus (vs. 1-7);

2. Filosofa nostalgicamente sobre seu passado (vs. 8-12);

3. Expõe ideias estranhas sobre Deus em relação à sua miséria (vs. 13-17);

4. Preocupa-se com sua existência e, principalmente, seu fim (vs. 18-22).
O sábio Jó do oriente perdeu até a sabedoria. Ele não entendia a razão de seu sofrimento, nem o motivo de sua existência e nem mesmo entendia seu Deus, o Criador do Universo.

Esmagados de todos os lados, o sofredor fica só o pó. Moído pela dor e espremido pela angústia, a autoestima vai ao chão; qualquer motivação desaparece, e, até a fé fica turva. Porém, Jó não desistiu de Deus.

• Não dizemos coisas feias de Deus com bem menos sofrimento que experimentou Jó?

• Não falamos inúmeras besteiras quando estamos sendo ferozmente torturados pela dor e aflição na alma?

Algumas considerações são importantes para reflexão. Pelas colocações de Jó neste capítulo, fique alerta: NÃO...

• ...leve a sério tudo o que alguém alterado, amargurado e extremamente aflito fala; principalmente suas idéias esquisitas sobre Deus.

• ...considere que tudo o que um sofredor no extremo da dor diga sobre sua origem, sua história e sua morte.

• ...tente argumentar com alguém que está variado por passar pela experiência da dor infernal; questionar seus argumentos vai lhe ferir ainda mais.

Amigos leitores... Vamos tentar ser o intercessor humano que todo sofredor precisa. Vamos conduzir os sofredores ao Libertador divino que o coração aflito tanto almeja: Jesus Cristo!

Muita gente precisa de Jesus... – Heber Toth Armí  

https://www.facebook.com/palavravivaeficaz/

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...