quarta-feira, 17 de agosto de 2016

II Crônicas 36 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

II Crônicas 36

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O que é que escraviza, entorpece e destrói pessoas, famílias, igrejas e instituições? O pecado! No último capítulo de II Crônicas Jeocaz, nomeado rei de Judá por Neco, foi deposto depois de três meses, foi substituído por Jeoaquim, filho de Josias (36:1-4). Nabucodonosor venceu em Carquêmis e invadiu Judá. O reinado de Jeoaquim se findou com a deportação sob a liderança de Nabucodonosor, que subjugou Jerusalém e destruiu o templo (vs. 5-8). Zedequias assumiu o trono deixado por Jeoaquim, mas sua rebelião levou à extinção definitiva de Jerusalém no ano 456 a.C. (vs. 9-13). Isso tudo é consequência do pecado acoplado ao julgamento de Deus. Porém, Deus tem a última palavra. Suas promessas messiânicas não chegaram ao fim com o fim de Jerusalém.

O livro de Crônicas termina falando de esperança e liberdade. Nas Palavras de David S. Dockery “Crônicas termina com os exilados livres para voltar à terra e reconstruir o templo. Nosso Deus é um Deus de novas oportunidades, aquele que, por intermédio de Jesus, oferece aos pecadores nova liberdade, a oportunidade de voltar para a família dos salvos e novas oportunidades de servi-lo”. Com Deus, a esperança não é a última que morre; na verdade, ela não morre nunca. Em Deus, nem o diabo e nem a morte tem a última palavra. Por isso, não se desespere nunca na vida; confie sempre em Deus, Ele sempre terá uma solução quando o pecado arruinar tudo!

A teologia bíblica sobre profetismo ensina que nunca foi desejo de Deus que homens e mulheres ficassem na incerteza quanto ao propósito da vida. Deus deu a certeza de que poderíamos conhecer a verdade sobre o futuro (II Crônicas 36:15-16).

1. Você sabia que Deus falava face a face com os seres humanos? Deus advertiu pessoalmente a Adão e Eva que mesmo sendo criados perfeitos e colocados num Jardim do Éden perfeito, nem tudo era seguro.

2. Você sabia que o mal existia num lugar perfeito? Deus mostrou a Adão e Eva que o mal se emboscava num lugar perfeito.

3. Você sabia que sem a orientação de Deus não há vida nem mesmo num lugar perfeito? Deus revela aos seres humanos a necessidade de orientação. Ele apresenta a nós que sem Suas orientações não há vida. Se Adão e Eva com 100% de sua habilidade mental, sem natureza pecaminosa, careciam das orientações de Deus para conduzir bem a sua vida, quem dirá nós, estragados e detonados pelo pecado!?

Por isso, por compaixão, amor e misericórdia, Deus mesmo tem usado a voz humana para transmitir Sua palavra (II Crônicas 36:15). Assim, quem despreza um mensageiro de Deus, está desprezando o próprio Deus (II Crônicas 36:16). Esse é o último remédio de Deus aos pecadores; se não surtir efeito, não há o que fazer, a não ser deixarem colher as consequências! É melhor "Crer no Senhor vosso Deus e estar seguro; crede nos Seus profetas e prosperareis" (II Crônicas 20:20). Ouça a Deus por meio de Seus mensageiros!

Deus é soberano e Todo-poderoso, está cima de tudo e de todos. Além disso, Ele é onisciente, Ele conhece perfeitamente o passado, o presente e o futuro; nada está encoberto aos Seus olhos. Ele pode fazer qualquer coisa, até mesmo revelar detalhes sobre o futuro que ninguém suspeita. O Edito de Ciro é o ápice da revelação do cronista sobre a soberania de Deus na história e no curso dela. Deus interveio na história para mudar o curso da sorte de Israel (II Crônicas 36:22-23); confie inteiramente nEle. Não perca as esperanças! Segundo o teólogo David S. Dockery concluiu: “Embora parecesse que as promessas de Deus a Davi haviam sido abandonadas, o cronista mostrou por intermédio de seu panorama histórico que Deus permanece fiel e pode mudar a história para cumprir Seus propósitos”. Além disso, Dockery diz que os dois últimos versículos de II Crônicas “foram repetidos em Esdras 1.1-3a para mostrar que a história da obra redentora de Deus por meio do templo continuava nos relatos de Esdras e Neemias”. Então,

1. Ainda que pareça que os propósitos de Deus a você jamais vão se cumprir, creia que Deus fará tudo em Seu devido tempo se você confiar plenamente nEle.

2. Comece a ler o livro de Esdras amanhã. Tem verdades reveladas desconhecidas por muita gente. Vamos descobrir ali pepitas de ouro espiritual para enriquecer nossa alma!

3. Reaviva diariamente tua paixão espiritual; alimente a tua alma com a Palavra de Deus todas as manhãs!
Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico



Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...