domingo, 7 de agosto de 2016

II Crônicas 25 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

II Crônicas 25

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Tal pai tal filho. Os filhos sempre seguem o exemplo do pai, sejam exemplos bons ou maus, positivos ou negativos. Os filhos, muitas vezes, são cópias dos pais, inclusive na questão religiosa. O autor de Crônicas deixa isso transparecer ao descrever Joás (avô), Amazias (pai) e Uzias (filho); todos eles têm o mesmo começo e o mesmo fim espiritual, o filho não aprende com o erro dos pais, aprende o erro deles. Em II Crônicas 26:1-5 Uzias revela-se um rei piedoso, consagrado e dedicado a Deus; consequentemente recebeu muitas bênçãos do Céu. Depois, as bênçãos de Deus tornaram-se pedras de tropeço para ele. Devemos aprender a sempre depender de Deus. Nada neste mundo deve nos fazer tirar o foco das coisas espirituais. Devemos fazer o que é reto, sem nunca desviar-se nem para a esquerda e nem para a direita. A perseverança é a marca dos salvos em Apocalipse 14:12. A infidelidade acaba com tudo aquilo que a fidelidade conquistou e faz perder a vida eterna, a salvação. Como diz um provérbio judaico: "Para os ignorantes, a velhice é o inverno da vida; mas, para os sábios, é a colheita". Seja sábio em tua vida para que teu futuro seja uma colheita de alegria, felicidade, realizações que encham o coração de satisfação. Lembrando que a verdadeira sabedoria vem de Deus (Tiago 1:5). Com sabedoria, quebre a sequência de erros familiares! Não cometa os erros de teu pai! Faça sempre a vontade de Deus para que teu futuro valha a pena!

Começar bem é um bom começo, mas terminar mal depois de ter começado bem é o pior tipo de fracasso! O teu sucesso ou o teu fracasso em qualquer área da vida depende do teu compromisso com Deus, não no futuro, mas de agora. O egoísmo é o berço de todo pecado. É a base do orgulho e da arrogância. É o que motiva o EU ocupar o lugar que só Deus deve ocupar no coração e na vida. Assim, depois de receber tantas bênçãos de Deus, Uzias se engrandeceu confiando em seu próprio poder, ignorando os princípios de Deus. Os reis das nações vizinhas de Israel tinham a intenção de se declararem divinos, e essa era uma tentação aos reis de Israel, por isso Uzias desempenhou funções sacerdotais. Quem se afasta de Deus e recua para a incredulidade de Suas regras caminha para a soberba que tirou Lúcifer do Céu. Quem colocar o EU no lugar de Deus, perde o prazer que Deus tinha do Seu servo fiel. O desprazer de Deus é revelado no sofrimento permitido àquele que O despreza. A lepra em Uzias foi um sinal de tristeza da parte de Deus. Assim, enquanto alguém que fora fiel permanecer sob o poder contínuo do orgulho, cairá cada vez mais em piores pecados que ameaçam a vida, destrói o que se construiu e separa de Deus para sempre. Leia II Crônicas 26 e cuide para não se afastar de Deus nunca, não vale a pena, pois anula tudo o que você recebeu em tempos de fidelidade. Preserve o que você já tem sendo sempre fiel Àquele que é dono de tudo e compartilha com você o que é dEle!

Não se perca no caminho depois de ter achado o caminho certo. Como isso é possível, tome muito cuidado. Isso acontece com qualquer pessoa, seja rei, líder religioso, rico, pobre, homem, mulher, jovem ou adulto e pode acontecer até com você. Quando o rei Uzias foi fiel tornou-se um fortificador, reconstrutor de cidades; além disso, fez grandes avanços agrícolas adquirindo muito gado, fazendas e vinhas; e ainda era um grande guerreiro, sendo bem sucedido em batalhas contra os filisteus, os árabes e os meunitas, tendo um grande exército de 305.500 soldados de elite com homens que tinham armaduras e armas que lançavam flechas e pedras gigantes (II Crônicas 1:1-15). Infelizmente o fim de sua vida não foi glorioso quando o início, a arrogância e orgulho adquiridos no caminho da vida o levou à desgraça (vs. 16-23). Aprendamos a nunca abandonar a atuação da graça renovadora. Como diz John Owen, "A indisposição moral que habita no íntimo torna-se rebelde e teimosa por ter desfrutado conforto e tranquilidade". O profeta Azarias, destemidamente confronta o rei e o condena por sua atitude pecaminosa, o qual, furioso e impenitente foi acometido de lepra. Então, ele foi forçado a viver em isolamento até a sua morte. Assim, quem, em lugar de enaltecer o nome de Deus por tudo o que Ele fez enaltece a si mesmo, descamba para a destruição; mas quem vive para exaltar a Deus, será recompensado grandemente. Exalte o que Deus fez em tua vida e viva feliz e realizado sempre!
– Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico



Nenhum comentário:

Cordão azul

  Devocional Diário Cordão azul Fale aos filhos de Israel e diga-lhes que ao longo das suas gerações coloquem franjas nas extremidades das s...