Translate

sábado, 2 de julho de 2016

I Crônicas 19 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

I Crônicas 19

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Quem não tem Deus no coração interpreta fatos benevolentes de maneira errada. Quem não é transformado pela graça tem dificuldades de lidar com a bondade das pessoas que servem a Deus. Estes olham para a compaixão com desprezo, desconhecem a misericórdia e a benevolência. Tais atitudes causam medo neles.

Independentemente de tais atitudes negativas, os servos de Deus têm que demonstrar amor, bondade e preocupação por tais pessoas (I Crônicas 19:1-5). Ainda que o amor e a benevolência suscitem a ira dos infiéis, nossa missão é amar. Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para revelar o amor de Deus num mundo onde reina o ódio, o medo e a angústia.

Na nossa conversão Jesus poderia muito bem nos nos levar para o Céu; cada convertido, Jesus poderia, imediatamente à conversão, tirar deste mundo de pecado, miséria, injustiça, doença e morte para que não mais sofram; entretanto, somos deixados aqui no mundo para alcançar a salvação de outros.

Precisamos auxiliar os necessitados, carentes e dependentes. Precisamos ser bênção e levar esperança para os desesperados, consolar os enlutados, e, orientar famílias desestruturadas. Precisamos revelar o amor de Deus ao mundo que vive sem Deus. Só assim as pessoas podem ver Deus agindo na vida delas, e concluir que Deus se interessa por elas! Seja hoje um instrumento nas mãos de Deus, aprenda a amar; tire tempo para revelar o amor de Deus a um mundo que perece por falta desse amor.

Verdades interessantes que os filhos de Deus devem saber. Estas verdades são extraídas de I Crônicas 19:

1. O servo de Deus ao fazer o bem poderá complicar-se: Em algum momento o que pratica o bem enfrentará situações opressoras por parte daqueles que temem ao Deus verdadeiro que não se curvam diante dEle.

2. O servo de Deus, Davi, desejou ser generoso com o filho do falecido rei Naás, seu aliado e se deu mau: Davi enviou uma delegação que expressasse seus pêsames a Hanum, filho de Naás. Entretanto, sua delegação foi mau entendida, e por isso acusada de espionagem e humilhada terrivelmente; depois disso, os amonitas contrataram mercenários arameus e preparam-se para atacar o povo de Deus causando assim um mal-entendido.

3. O servo de Deus deve ser amigo de todos e tratá-los bem: Esse é o princípio, porém, às vezes as melhores intenções são interpretadas erroneamente (mau entendido) causando a maior das confusões (mal-entendido). Isso vai acontecer no final da história deste mundo de pecado com a igreja de Deus. Os bons serão perseguidos, os servos de Deus não poderão nem comprar e nem vender, pois serão considerados os causadores de males na sociedade. Os perversos pervertem o bem e o mal, veem as coisas boas como se fossem ruins. Mesmo assim devemos ser o sal da terra e a luz do mundo, Deus nos ajudará!

Como lidar com injúrias, perjúrios, conflitos injustos, mau entendidos e julgamentos equivocados? Lições de 1 Crônicas 19:

1. Em meio às provocações e intrigas injustas os servos de Deus devem estar juntos, unidos (vs. 1-8);

2. Em meio ao conflito provocado pelos perversos, os servos de Deus devem lutar a favor uns dos outros, não uns contra os outros (vs. 9-12);

3. Em meio ao conflito, os inimigos claramente revelam sua intensão de acabar com o reino de Deus na terra, mas o povo de Deus luta pela unidade (v. 13);

4. Diante da grandiosidade do exército inimigo é preciso perseverar em permanecer firme na luta, sem esmorecer, sem vacilar e sem perder a postura de filho de Deus (vs. 13-15);

5. Diante da pressão intensa imposta pelos opressores, deve haver resistência por parte dos servos de Deus, não condescendência (vs. 16-17);

6. Diante das potências e fortes investidas para aniquilar os filhos de Deus, é preciso forças do Céu (v. 13);

7. Diante da provocação é preciso intensificar o que precisa ser feito e nunca priorizar o que não é importante; a ordem "esforça-te" implica em não perder o foco (v. 13);

8. É preciso dependência constante dos líderes instituídos por Deus para o benefício de Seu amado povo (vs. 8, 10, 12, 18-19);

9. É fundamental possuir confiança exclusiva no poder de Deus e independência do orgulho, egoísmo e arrogância humana (vs. 13, 19).

10. Siga estes passos e viva em paz com teus inimigos (v. 19).
Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico-


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Receba em seu e-mail nossas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis