quinta-feira, 5 de maio de 2016

Lições de Vida 1 Reis 8 - 1 Reis 8

Lições de Vida
Leitura Bíblica –1 Reis 8
Comentários– Heber Toth Armí
Quem tem percepção da grandiosidade de Deus faz coisas grandes para Ele, honra Seu nome, tem a Bíblia como guia e influencia com Sua teologia!

Neste capítulo, Salomão dedica um magnifico templo a Deus. Antes de mergulhar fundo em sua interpretação, considere estas palavras de Jim Zanckrison:

“Embora o rei de Israel estivesse dedicando uma casa para Deus habitar na Terra, ele reconhecia que até ‘os céus, mesmo os mais altos Céus não podem conter-Te. Muito menos este templo que construí!’ [v. 27]. Os seres humanos só podem adorar verdadeiramente quando sentem que Deus é infinitamente maior do que podem imaginar. A adoração e o louvor devem ter um fundamento sólido de temor. É algo que Seus filhos modernos ainda precisam experimentar. O Deus do Céu não pode ser limitado mesmo pelo edifício mais magnífico. Só o Seu nome habita ali (v. 29)”.

A oração de Salomão é profunda, teológica e soteriológica. Ela vai além da ética, foca a necessidade de perdão ao falível pecador. Ela vai além do comportamento, enfatiza o arrependimento. Assim, o livro sagrado revelado aos judeus revela um Deus diferente de qualquer outro livro sagrado espalhado pelo mundo.

• Ele revela que somente Yahweh merece adoração e devoção!

Neste capítulo em que Salomão faz a dedicação do Templo, Paul R. House esboça a seguinte sequência:

1. A arca levada ao templo (vs. 1-13);
2. Ação de graças de Salomão (vs. 14-21);
3. Oração de dedicação por Salomão (vs. 22-53);
4. Bênção de Salomão (vs. 54-61);
5. Sacrifícios de Salomão (vs. 62-66).

Após este apanhado geral, observe os versículos 41-43. Aqui o autor inspirado revela a importância de propagar a teologia para quem não conhece a Deus. Nossa devoção a Deus deve atrair pagãos, incrédulos e ateus.

Não podemos viver enclausurados na religião verdadeira sem libertar nossos semelhantes das religiões falsas. A religião bíblica sempre teve aspecto missional. Cada indivíduo necessita de Salvação. Todo crente em Deus deve ser agente ativo na evangelização. A humanidade carece de perdão!

Portanto,

• Viva de forma intencional!
• Diga não à exclusão, e sim à inclusão!
• Seja adventista inclusivista, não exclusivista!

Aquele que permite Deus construir sua vida investe bastante tempo, talento e recursos na construção do reino de Deus!

“Senhor, restaura-me. Reaviva-me. Transforma-me...” –/Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...