sábado, 14 de maio de 2016

Comentários de 1 Reis 17-Pr. Heber Toth Armí

Comentários de  1 Reis 17

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

De repente ele aparece. Do nada entra no palácio do pomposo rei. Da terra de ninguém, desconhecido, com vestes simples, sem saudar ou dar honras, olha firmemente ao rei e emite retumbantes palavras:

“Assim como vive o Eterno, o Deus de Israel, a quem sirvo, nos próximos anos haverá uma severa seca no país. Não cairá uma gota de orvalho ou uma gota de chuva enquanto eu não ordenar”.

Tá doido! Quem é esse maluco? – Muitos da corte devem ter questionado ao olharem para Elias já de saída, com postura anunciando que sua missão estava cumprida, a sentença dada, e, agora é só ver pra crer...

Neste ano li dois livros extraídos da biografia de Elias:

• Elias: Um modelo de coragem e fé, do professor de teologia Gene Getz, com 216 páginas.
• Elias: Um homem de heroísmo e humildade, de Charles R. Swindoll, pastor e presidente do Seminário Teológico de Dallas, com 201 páginas.

Muitos livros foram escritos sobre esse homem que impactou o reino de Acabe e da rainha Jezabel. Muitas coisas poderiam ser ditas sobre o capítulo em questão; contudo, destacaremos apenas alguns pontos:

• O Deus vivo e verdadeiro é soberano sobre todos os homens, sobre todos os deuses e sobre todas as hostes demoníacas que intentam solapar Seu povo.
• O Deus da Bíblia é o Criador do Céu e da Terra, portanto, Ele pode controlar os fenômenos da natureza tão facilmente como criou as inúmeras leis naturais.
• O Deus de Elias faz parar a chuva quando quer (v. 1), sustenta Seus servos como quiser em épocas de crises (vs. 2-7), multiplica azeite e farinha inexplicavelmente até para pessoas pagãs, idólatras (vs. 8-16) e ainda ressuscita mortos em territórios totalmente pagãos (vs. 17-24).
• A razão de Deus racionar a chuva e agir bondosa e miraculosamente com a viúva de Sarepta é atrair tanto Seu povo como pagãos à verdadeira adoração a Ele, o único Deus verdadeiro.
• Acabe de Israel e Jezabel da Fenícia instituíram cultos a Baal entre o povo de Deus, erradicando assim o testemunho do verdadeiro Deus às nações; Deus, então, entra em cena e revela Sua existência e caráter.
• Deus entra para vencer!

Deus quer impactar o mundo e quer usar-nos como fez com Elias! Permitiremos? Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...