sexta-feira, 13 de maio de 2016

Comentários de 1 Reis 16 - Pr. Heber Toth Armí

Comentários de  1 Reis 16

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Satanás lutou pelo trono divino; mas, perdeu tudo, inclusive seu espaço no Céu. Agora quer os tronos dos homens. Pior ainda é que ele penetrou nos tronos dos reinos de Israel através de muitos de seus reis, os quais deveriam ter sido grandes e piedosos homens de Deus.

Sobre o capítulo em foco, temos os seguintes tópicos:

• Profecia de Jeú contra Baasa, por andar nos caminhos perversos de Jeroboão, e por ter-lhe destruído (vs. 1-4);
• Morte de Baasa (vs. 5-7);
• Reinado do devasso e bêbado Elá, filho de Baasa (vs. 8-14);
• Golpe de estado e morte de Zimri; morreu queimado por si mesmo num castelo (vs. 15-20);
• Reinado de Onri, o qual fundou Samaria, mas pecou mais que seus antecessores (vs. 21-28);
• Ascensão de Acabe com sua esposa que era a maldade em pessoa (vs. 29-34).

Diz Paul R. House que “à medida que 1 e 2Reis se desenrola, o sincretismo de Jeroboão é constantemente relacionado, de uma forma quase irremediável, como uma condenação canônica do afastamento da fé pactual por parte de reis posteriores (v. 1Rs 25.34; 16:2,3,7,19,26,31,52; 2Rs 3.3; 9.9). Essa aberrante prática religiosa nacional leva Israel à destruição final pela Assíria, de acordo com 2Reis 17.19-23)”.

Deus intentou ardentemente salvar Israel desse sincretismo religioso. Por andar nos caminhos de Jeroboão e induzir Israel à prostituição religiosa, Baasa recebeu a visita do profeta, o qual profetizou exterminação a toda Sua família.

Injustos executaram justiça. Contudo, os executores da justiça divina e das profecias não ficaram livres de culpa. Suas corrupções foram contabilizadas como pecados perante Deus. Ainda que Baasa cumprisse a profecia de Abias, sua ambição e assassinato fez com que Zimri cumprisse a profecia de Jeú contra ele.

• A coisa estava piorando, a espiritualidade de Israel estava despencando rapidamente.
• E nossa sociedade, como está? E, a espiritualidade de nossa igreja, está boa?
• O que falta para nosso mundo, país, cidade e igreja?
• O que vais fazer para promover o reino de Deus?

Amigo(a) não confie na razão, nem nos sentimentos ou nas fortes paixões, os tais promovem injustiças, corrução. Como bem declarou Blaise Pascal, “o coração tem razões que a razão desconhece”. Portanto, nossa razão deve ser regida pela justiça divina para dominar sentimentos e desejos corrompidos...

Reavivemo-nos! Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico




Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...