quinta-feira, 12 de maio de 2016

Comentários de 1 Reis 15 - Pr. Heber Toth Armí

Comentários de  1 Reis 15

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

O mal parece sempre sufocar ao bem. Os princípios divinos parecem ser solapados pela corrupção religiosa. Deus parece não ter muito espaço no coração humano. Satanás parece dominar o povo de Deus.

Considerando a divisão Israel e Judá, observe: O reino...
• ...do Norte, Israel, teve 20 reis; todos foram maus, exceto Jeú que foi bom e depois mau.
• ...do Sul, Judá, teve 19 reis e 1 rainha; 12 foram maus, 4 foram bons e maus, e, 4 bons.

Da monarquia israelita, a maioria foi má. O império do povo de Deus foi governado mais por maus do que por bons. “Se não fosse pela mão dominadora de um Deus soberano, a nação israelita jamais teria cumprido o chamado do Senhor de dar testemunho do único e verdadeiro Deus vivo, de redigir as Escrituras e de trazer ao mundo o Salvador” (Warren W. Wiersbe).

Neste capítulo há breves relatos de 4 reis, dois de cada lado:
• Abias e Asa, de Judá (vs. 1-24);
• Nadabe e Baasa, de Israel (vs. 25-34).

Destes, apenas Asa foi bom, os outros não. 3 x 1 para o mau. Consequentemente, quando alguém do bem assume, precisa limpar a sujeira dos antepassados corruptos, quando poderia estar fazendo o bem proliferar.

A única coisa boa que Abias tinha era que descendia de Davi, pois trilhou pelos pecados de seu pai e seu coração foi imperfeito perante o Senhor; mesmo assim, a misericórdia divina estendeu-se a ele por causa de Davi. Os reis do Norte fizeram coisas piores; registra-se assassinato, usurpação, irritação a Deus, etc.

Asa foi ousado! Além de agir contrariamente dos maus, arrancou os prostitutos-cultuais, corajosamente destruiu todos os ídolos, e, destemidamente tirou sua avó Maaca do cargo de rainha por ter ela construído um altar vergonhoso à deusa da prostituição... Mas, infelizmente, Asa não deu conta de tudo!

Por seu ousado intuito de promover reavivar e reformar, Asa foi abençoado num reinado pacífico e próspero de 41 anos, contrastando com Abias que reinou 3 anos, Nadabe 2, e Baasa 24.

• Vale a pena servir destemidamente ao Senhor!
• Deus tem meios de fazer o bem prevalecer em meio ao mal!
• Ainda que o mal pareça prevalecer, Deus está cuidando para que em breve o bem vença!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...