quarta-feira, 11 de maio de 2016

Comentários de 1 Reis 14 - Pr. Heber Toth Armí

Comentários de  1 Reis 14

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Entregue-se a Deus e a Sua Palavra agora mesmo e te surpreenderás com o resultado. Arrogância e negligência perante Deus te fará decepcionar com as consequências.

Israel foi divido em dois reinos devido à desobediência, orgulho e independência de Deus. A fim de ampliar tua visão da situação, observe:

• Após a ousada rejeição à orientação divina no capítulo anterior, Jeroboão, ignorando arrepender-se dos pecados apegou-se ainda mais a eles; assim, o capítulo em questão inicia com “a mão disciplinadora do juízo de Deus [descendo] sobre o filho do rei, seu bem mais precioso” (Merril F. Unger).

• Sendo filho de Salomão, o homem mais sábio do mundo, Roboão “foi um néscio ao provocar a cisão das dez tribos. E exibiu mais insensatez no seu reinado de dezessete anos, fazendo Israel despencar da glória que havia desfrutado”, destaca Unger baseando-se nos versículos 21-31.

Agora, atentamente reflita nestas lições de vida...

• Pior cego é quem não quer ver, ignorando a verdade, como fez o rei Jeroboão. Por outro lado, quem tem o Espírito Santo regendo Sua vida, tem discernimento espiritual mesmo cego, como o idoso profeta Aías diante do disfarce da mulher do rei intentando enganá-lo (vs. 1-4).

• Neste mundo, os bons e inocentes como crianças (v. 13), pagam pelos pecados dos outros (vs. 5-20). Só entendemos o que é injustiça quando o mal ataca o bem; quando o culpado causa sofrimento a inocentes; e, quando tragédias do pecado dos culpados atingem quem nada fez para merecê-las. Foi assim desde o assassinato do justo Abel pelas mãos de Caim, o irmão ímpio. Contudo, a maior injustiça se deu com Jesus que, sendo amoroso, bondoso e misericordioso, foi crucificado injustamente por ímpios perversos.

• Deus permite vermos injustiças para que anelemos Sua justiça. Embora rivais, Jeroboão e Roboão eram fregueses do diabo, usufruindo dos mesmos pecados; portanto, ambos sofreram a mesma sorte provocada pelo pecado, permitido pelo Rei dos reis (vs. 21-31).

• O antigo povo de Deus deveria ter influenciado o mundo, não ser influenciado pelos seus pecados. Hoje também, no século XXI cada súdito de Deus deve impactar a sociedade com a realidade e princípios do reino eterno, o qual deve ser alvo de vida e oração (Mateus 6:10, 33).

“Senhor, venha Teu reino” – Heber Toth Armí.
Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico



Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...