sábado, 21 de maio de 2016

2 Reis 2 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

 2 Reis 2
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Tem pedidos impróprios que Deus atende, como quando Israel pediu um rei como as nações pagãs. Porém, tem também pedidos impróprios que Deus não atende; Elias nunca foi atendido em seu pedido registrado em I Reis 19:4.

Em vez de atender ao pedido de morte, Deus lhe deu vida livre de morte. Não podemos entender a Deus em tudo o que Ele faz ou deixa de fazer; contudo, certamente Ele nos entende melhor que nós mesmos nos entendemos, e atende naquilo que é melhor que o nosso melhor.

Um dos pedidos mais impactantes da Bíblia está neste capítulo. Eliseu solicita a porção dobrada do poder do Espirito Santo que agiu no ministério profético de Elias. Ele foi prontamente atendido.

Tem pedidos que Deus...
• ...Tem prazer em atender;
• ...Altera a resposta conforme Sua onisciência;
• ...Indispõe-Se em atender; entretanto, Ele atende para mostrar as consequências dos desejos perversos.
Com oração, observe com atenção que, neste capítulo,
• ...Elias foi levado vivo ao Céu deixando Eliseu sucessor de Seu ministério profético (vs. 1-17);
• ...Eliseu purificou miraculosamente águas imprestáveis em água potável (vs. 19-22);
• ...Eliseu amaldiçoou aos jovens zombadores, desrespeitosos e irreverentes (vs. 23-25).

Deus não gosta de zombadores e insubordinados – estes atrapalham o avanço de Sua obra e interferem na vida de Seus servos. Consequentemente, Ele afasta instrumentos de Satanás para deixar livre o caminho para Seus instrumentos aturarem.

O que faz a diferença na liderança do povo de Deus não é a capacidade de administrar; nem são habilidades, cursos e estratégias de marketing; nem planos e programas bem elaborados; nem mesmo qualidades que a sociedade exige para o sucesso; mas, aquele que humildemente reconhece sua necessidade de auxílio e suplica mais e mais do Espírito Santo.

• É melhor ter um líder cheio do Espírito Santo do que um administrador cheio de diplomas e recursos financeiros e/ou tecnológicos.
• É melhor ser um servo fiel reconhecendo suas incapacidades, do que ser alguém que gloria-se em suas qualidades.
• É melhor ser incompetente mas dependente do Espírito Santo, do que competente, habilidoso e experto e vazio do Espírito Santo.

A Bíblia registra 7 milagres de Elias, e 14 de Eliseu: O dobro! Deus quer usar pessoas que estejam dispostas a viver para Seu reino.

Dependeremos do Espírito Santo? / Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...