sexta-feira, 20 de maio de 2016

2 Reis 1 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

2 Reis 1
Comentários do Pr. Heber Toth Armí

Nem todo pedido a Deus é bom. Nem todo pedido ruim Deus responderá negativamente. Ele quer que aprendamos com as consequências de nossos desejos deturpados.

Sem insistência no pedido de um rei, o segundo livro de Reis também não existiria em nossa Bíblia; ele é fruto da graça divina lidando com a desgraça humana.

“A história de nossos antepassados, os reis hebreus, começou no livro de Samuel. Essa história deixa claro que não foi ideia de Deus que os hebreus tivessem um rei, mas já que eles insistiram, Ele os deixou fazer o que bem entendiam” observa Eugene Peterson; depois declara que os livros dos reis:

“Representam um vasto material de quinhentos anos e mostram que exigir um rei foi a pior coisa que os hebreus fizeram”.

Precisamos de seus ensinamentos! Observe a sequência do capítulo em apreço e os princípios relevantes ao povo de Deus da atualidade:

1. O rei Acazias sofreu uma queda severa; quebrado, enviou mensageiros a buscar respostas nos sacerdotes de Baal-Zebube sobre sua recuperação. Deus interferiu através de Elias (vs. 1-4).

• Deus age nos infiéis ainda que nas quedas da vida estes venham a deixá-lO de lado preferindo consultar sacerdotes de deuses falsos.

2. Com a profecia de Elias, Acazias enfureceu-se e, raivoso exigiu a prisão imediata do profeta. Mesmo diante da morte, o rei estava indiferente ao arrependimento (vs. 5-9, 11).
• Com pessoas cabeças-duras, corações insensíveis e impenetráveis, Deus precisa ser mais radical nas estratégias.

3. Aproximando-se os soldados para prender o profeta, Elias solicitou fogo do Céu e, dois grupos enviados do rei foram consumidos (vs. 10, 12).
• Atitudes radicais de Deus são exceções usadas em casos extremos visando alcançar a salvação de alguém perseverante na incredulidade.

4. Quando o capitão do terceiro grupo dirige-se a Elias por ordem do rei Acazias, este agiu com prudência e humildade, não com arrogância e imprudência, e foi atendido (vs. 13-15).
• Diante da humildade Deus e Seus agentes respondem com misericórdia.

5. Elias acompanhou aos soldados até Acazias e transmitiu a profecia sobre sua morte (vs. 16-18).
• Quem depende de Deus não teme às intenções malévolas das autoridades terrestres, e transmite a mensagem de Deus independente de quem seja.

Seja humilde. Busque respostas em Deus. Converta-se!   / Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...