segunda-feira, 2 de maio de 2016

1 Reis 5 Comentários– Heber Toth Armí

Leitura Bíblica –1 Reis  5

Comentários– Heber Toth Armí

A Bíblia é mais que uma caixinha de surpresas, é um tesouro que, quanto mais a pesquisarmos, mas nos enriqueceremos.

• Vamos valorizá-la mais?

Os capítulos subsequentes tratam do templo de Salomão construído para Deus:

1. A preparação para a construção do tempo (capítulo 5);
2. A construção do templo (capítulos 6 e 7);
3. A consagração do templo (capítulo 8).

Estes 4 capítulos possuem princípios relevantes para cada um de nós cristãos. Hoje, cada crente é um templo do Espírito Santo.

Antes de erigir um templo para Deus, o santuário móvel foi o local de encontro dEle com Seu povo durante a trajetória do deserto até os dias de Salomão. Nos dias do profeta Samuel, os filhos da escola de profetas iam aos lugares altos onde “cantavam o louvor de Deus, com música de flautas e harpas, saltérios e tambores”, salienta Ellen G. White.

Em vista disto, Salomão faria um templo com um coro e imponente orquestra onde o louvor a Deus seria um solene espetáculo. Mas, foquemos, primeiramente, o capítulo da preparação para a construção do templo:

• Nem sempre querer é poder: Davi almejou construir uma casa para Deus, mas foi-lhe negado (vs. 1-4);
• As coisas para Deus nunca devem ser feitas sem Seu consentimento e aprovação: Deus orientou Davi que seu filho, sucessor no trono, Lhe edificaria uma casa (v. 5).
• As coisas para Deus devem ser bem planejadas, preparadas e de boa qualidade: Salomão usou toda sua habilidade, recorreu a amigo, usou o melhor do povo e materiais de primeira na construção do templo (vs. 6-18).

Deus era contra a existência de um rei em Israel. Ele demonstrara Seu desagrado quando o povo pediu um rei, enviando uma tempestade tão violenta que encheu o coração do povo de grande temor (I Samuel 13:17-18). Embora diante do terrível mal em pedir um rei, Deus não desampararia ao povo rebelde, nem ao rei (I Samuel 13:19-22).

Pois DEUS é...

• ...bondoso, misericordioso e flexível.
• ...gracioso, amoroso e benevolente.

Por isso, Deus aceita uma casa realizada para Si pelas mãos de um rei, assim como deu oportunidade de Eva gerar vida, quando merecia a morte por passar a chave do mundo ao inimigo de Deus (Gênesis 3:1-20).

Um Deus assim merece adoração! –  /Heber Toth Armí /


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...