domingo, 1 de maio de 2016

1 Reis 4 Comentários– Heber Toth Armí

Leitura Bíblica –1 Reis  4
Comentários– Heber Toth Armí

A Bíblia seria bem diferente se não fôssemos tão difíceis para aceitar e assimilar os sublimes ensinamentos espirituais. Se o povo de Israel aceitasse ser súdito de Deus como Rei sobre a nação hebraica, nunca teriam existido os livros de Reis.

• A história seria diferente se não fôssemos tão indiferentes à revelação divina.

“Metade de 1 Reis é dedicado ao reinado próspero de Salomão. O resto do livro fala da divisão deste reino em nação do norte (Israel) e nação do sul (Judá), e registra a historia de cada um por volta de 852 a.C. Os reis de cada reino são avaliados de acordo com os seus atos, ou seja, se fizeram o que era bom ou o que era mau ‘aos olhos do Senhor’. O impacto causado por cada governo, quer para o bem, quer para o mal, é explicado” analisa Richard O. Lawrence.

Como temos o livro de Reis, graciosamente temos lições importantes para nossa vida que não teríamos se não fossem os inúmeros erros nossos antepassados. Vamos observar algumas deste capítulo:

• O mais sábio não é quem lidera sozinho, mas quem divide as tarefas a fim de realizar mais (vs. 1-28). Salomão tinha em seu reino: Líderes e intendentes para auxiliá-lo na administração dos planos.

• O mais sábio não é quem se gaba de sua inteligência, mais quem reconhece sua necessidade constante de estudar (vs. 29-34). Salomão era um exímio estudioso. Ele usava muito bem seu tempo. Assídua e exaustivamente se dedicava a estudar a natureza, a música e a escrever provérbios.

O reino de Salomão foi ampliando, cada dia prosperava mais. Sua fama corria por todo o mundo. Sua sabedoria atraia aos mais importantes do planeta. Havia alegria, paz e riquezas em Israel. Contudo, a prática religiosa começou a perder a sua força.

Embora a sabedoria de Salomão fosse maior do que a de todos os seres humanos, Jesus foi muito maior que ele.

1. Jesus teve doze discípulos para auxiliá-Lo!
2. Jesus, por ser o Criador, usou a natureza mais vastamente do que Salomão.
3. Jesus, por ser Quem deu sabedoria e riqueza a Salomão, é mais sábio e rico do que ele (Colossenses 1:19; 2:3, 9).

Procuraremos a Jesus como as pessoas procuraram a Salomão? /Heber Toth Armí /


Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...