terça-feira, 17 de maio de 2016

1 Reis 20 Comentários do Pr. Heber Toth Armí

1 Reis 20

Comentários do Pr. Heber Toth Armí

A crença que não nos inclina perante Deus é um lenitivo para a alma que, no fim, revela-se falsa. Acabe creu em Deus! Crer não significa ter fé que salva, restaura e transforma. Isso não é novidade, pois o diabo também crê e estremece (Tiago 2:19).

Envolvendo-se em jugo desigual, o rei Acabe tornou-se um perverso descomunal. Jezabel foi sua ruína. Contudo, Deus não abandonou Seu povo nem o deixou ser exterminado pelos pagãos, idólatras e corruptos.

• Após o espetáculo no Monte Carmelo e a depressão de Elias (capítulos 18 e 19), Acabe viu seu fim na união de 32 reis com Ben-Hadade contra seu reino (vs. 1-12).

• Deus almejou salvar Acabe de sua ruína. Deus não perde oportunidades; aliás, Ele até as cria visando salvar quem está no tobogã da autodestruição. Deus prometeu ajudar Acabe, que, desesperado agarrou-se ao único raio de esperança. Acabe venceu seus inimigos pela graça de Deus (vs. 13-21).

• O desafio retornou mais agressivo e mais petulante; agora, envolvendo diretamente o Deus de Israel. Portanto, mais uma vez Deus entra em cena para que Seu nome não fosse profanado no mundo. Por isso, novamente prometeu vitória a Acabe através de um profeta, e fez que um terremoto matasse 27.000 soldados sírios (vs. 22-30).

• Acabe, o rei que submeteu-se a sua mulher e suas mazelas religiosas mais que a Deus, não escondeu seu caráter deformado ao lidar com a vitória conferida por Deus. Em vez de agradecer e exaltar a Deus, Acabe fez aliança com o inimigo; armando, assim, armadilha a si mesmo (vs. 31-43).

Há uma parábola neste texto (vs. 39-40), da qual G. Campbell Morgan comenta:

“Acabe tinha uma tarefa a realizar por ordem de Deus e, enquanto se ocupava com centenas de outros afazeres, deixou de cumprir sua missão. Uma revelação e tanto de motivos e métodos perpétuos para o fracasso! Deus nos incumbe de uma única responsabilidade, uma tarefa definida e essencial que devemos realizar. Começamos a desempenhá-la cheios de boas intenções, mas outras coisas, não necessariamente erradas em si mesmas, nos distraem. Ocupamo-nos ‘daqui e dali’ e abandonamos a tarefa principal”.

Diante de grandes desafios da vida (vs. 1-12, 22-30) Deus dá promessas/orientações que, se forem seguidas, resultarão em vitórias! (vs. 13-21) / Heber Toth Armí / #rpsp #rbhw #ebiblico


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...