quarta-feira, 2 de março de 2016

Reflita nesta história:– Rute 3

Leitura Bíblica – Rute 3
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Reflita nesta história:

“No período em que serviu na corte francesa, [Benjamin] Franklin ouviu alguns aristocratas se referirem à Bíblia de forma depreciativa como um livro desprovido de estilo, que não valia a pena ser lido... Apesar de ele próprio não ser cristão, sua mocidade nas colônias americanas lhe permitira certo contato com a excelência literária da Bíblia. Decidiu, portanto, pregar uma peça nos franceses. Copiou Rute à mão e mudou todos os nomes próprios para nomes franceses.

“Em seguida, leu o manuscrito para a elite francesa, e todos admiraram a elegância e simplicidade de estilo da história comovente.

– Charmant! Mas onde o senhor encontrou essa preciosidade literária, monsieur Franklin?

– Naquele livro que vocês tanto desprezam – Franklin respondeu. – La Saint Bible!

“Sem dúvida, muitos rostos coraram em Paris naquela noite, e o mesmo deve acontecer em nossa cultura biblicamente iletrada pela negligência à Palavra de Deus” (William MacDonald).

Lendo a história de Rute não estamos diante de uma novela, nem de um conto infantil, ou uma parábola ilustrativa; é história real, com personagens reais e aplicações espirituais que nos elevam, enobrecem e enriquecem integralmente.

Observe:
• Noemi e sua família foram buscar auxílio em Moabe visando preservar a vida; naquele ambiente pagão deparam-se com a morte.
• Rute abandonou sua terra, seus deuses e seu povo pagão para viver entre o povo de Deus; junto aos israelitas ela encontrou vida, esperança, família e salvação.

O plano de Deus às famílias é o melhor do universo. Diferentemente da saga de Noemi em Moabe, Rute experimentou emoções indescritíveis quando tudo parecia perdido. Isso revela-nos lições magníficas:

• Isolar-se do povo de Deus porque este povo está em aberta rebelião desprovidos de Sua proteção e bênçãos resultam em tristezas, frustrações e amarguras piores que as consequências da desobediência;

• Seguir caminhos em direção oposta ao povo de Deus resulta em perigos, riscos e mortes prematuras; mas, envolver-se diligentemente com o povo de Deus traz bênçãos, restauração e satisfação.

• Para um casamento feliz, ouça e acate bons conselhos (vs. 1-6); não se precipite sexualmente (vs. 6-11); aja segundo os princípios bíblicos (vs. 12-18).

• Encontra certeza, segurança e felicidade neste mundo confuso, incerto, perigoso e destrutivo aquele que decidir apegar-se à Bíblia e ao Seu Autor.

“Senhor, ajuda-me a ser feliz!”




Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...