segunda-feira, 7 de março de 2016

Pecados– 1 Samuel 4

Leitura Bíblica – 1 Samuel 4

Pecados
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

É uma tarefa titânica reavivar uma igreja, maior ainda, uma nação inteira. Pois, o mal, quando invade ao povo de Deus com suas diversas formas de pecado, penetra em cada canto que tiver acesso, fazendo a maior lambança/algazarra. Observe com atenção:

1. Pecados arrancam a paz do coração; e, então cheio de conflitos, o indivíduo mergulha numa guerra pensando vencê-la. Porém, ao enfrentar inimigos, depara-se com derrotas inimagináveis. Na guerra contra os filisteus, 4.000 homens do povo de Deus caíram mortos (vs. 1-2).

2. Pecados capacitam pessoas a criarem estratégias lógicas e religiosas objetivando reparar o que não é possível através das habilidades humanas; desta forma, o que parece reavivamento, entusiasmo e alegria, tornam-se em lamentos. Derrotados, os israelitas buscaram a Arca da Aliança; o povo vibrou. Contudo, o inimigo investiu e 30.000 israelitas foram mortos, a arca foi tomada e os dois sacerdotes – filhos de Eli, morreram nessa batalha (vs. 3-11).

3. Pecados abrigados/acariciados afastam-nos da santa presença divina, abençoadora e protetora; obtendo acesso, o pecado não perde tempo, tornando tudo uma derrota catastrófica, como um efeito dominó. Eli, com 98 anos, soube do ocorrido: 34.000 soldados mortos; arca roubada; e, filhos mortos. Gordo e cego caiu da cadeira e quebrou o pescoço. Sua nora, agora viúva, grávida, entrou em trabalho de parto, quase morrendo, deu á luz a um menino, que o chamou Icabode, que quer dizer: Foi-se a Glória (vs. 12-22).

O livro de Deuteronômio enfatiza, sem exagerar, que o amor a Deus deve ser incutido na mente, no coração e na alma dos filhos o dia inteiro, todos os dias (Deuteronômio 6:4-9). O livro de Josué termina com um apelo incisivo às famílias (Josué 24:14-15).

“Essa escolha, repetida em cada vida e em cada geração, é então desenvolvida nos textos subsequentes, começando com o livro de Juízes, que descreve um tempo em que cada um fazia o que era bom a seus olhos, com terríveis consequências” (Udo W. Milddelmann).

Tais consequências alcançaram o auge no capítulo em foco: Foi-se a Glória de Israel.

Para ser feliz/próspero/abençoado/vitorioso(a)...
• ...Rejeite ao pecado!
• ...Viva para Deus, não para si mesmo!
• ...Decida amar Deus acima de tudo!
• ...Pare de viver como você quer e, comece a viver como Deus quer!

“Senhor, reaviva-nos!” /Heber Toth Armí /



Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...