quinta-feira, 10 de março de 2016

Oração é a maior fortaleza – 1 Samuel 6

Leitura Bíblica – 1 Samuel 6

Oração é a maior fortaleza 
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Deus prefere usar incapacitados para operar Seus extraordinários milagres, porque, exatamente por suas limitações, dependem totalmente de Seu poder sobrenatural.

Quem era Samuel? O texto sagrado não o mencionou mais desde quando o deixou como menino proferindo palavras proféticas ao velho/experiente Eli (capítulo 3). Aproximadamente após 20 anos, ele reaparece; talvez, jovem entre muitos experientes (vs. 1-3).

O povo lamentava a sorte. Tudo continuava igual, ruim. Embora a Arca da Aliança estava de volta, não havia paz, nem vigor espiritual. Por quê? Devido à carência de total consagração, apego aos ídolos e falta de arrependimento verdadeiro (v. 4).

Então, Samuel promoveu um projeto espiritual. Intercedendo pelo povo e convocando-o para reunião, liderou um reavivamento aos que viviam em lamento (v. 5-7).

• Além de retirar ídolos para servir ao Senhor com integridade, é necessário consagrar-se mediante jejum e reconhecimento sincero dos pecados, confessando-os a Deus.

• Não basta abandonar práticas espúrias na adoração, é necessário consagração pura.

• Deus abomina sincretismos religiosos, rejeita adoração com tradição pagã.

O reavivamento espiritual impactou aos filisteus; contudo, em vez de converterem-se, organizaram-se para atacar os consagrados, intimidando aos israelitas; entretanto, Samuel os desafiou a continuar clamando a Deus por livramento.

• Reavivamento desperta oposição. Mas também, reavivamento produz livramento (vs. 8-9).

Deus respondeu a oração da congregação e a intercessão de Samuel. Os filisteus foram derrotados. As cidades israelitas foram recuperadas. E, paz voltou a reinar em Israel enquanto Samuel foi juiz (vs. 10-17).

• Pessoas do povo de Deus podem estar tão despreparadas para servir a Deus tanto quanto os filisteus; até alguém levantar-se e promover reavivamento e reforma espirituais.

• Sempre que houver necessidade de levar o povo para mais perto de Seu ideal de adoração, Deus levantará um profeta. Seu amor e graça não diminuíram no tempo do fim; por conseguinte, após longo período de trevas espirituais da Idade Media, Deus levantou Ellen G. White visando conduzir Seu povo para mais perto de Si, de Sua Palavra, e de Seu ideal de adoração.

• A vitória à igreja vem somente após a união dos filhos de Deus quando alinhar o coração pervertido ao amoroso coração divino, mediante perseverante oração, jejum e serviço.

• Oração é a maior fortaleza do cristão!

Ao orarmos, diremos: “Até aqui nos ajudou o Senhor!”



Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...